ABU DHABI, 13 de setembro de 2018 (WAM) – A cidade ecológica de Masdar dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e a Future Energy Company de Abu Dhabi vão ajudar a Corporação de Serviços Públicos (PUC) na construção de uma usina de energia solar fotovoltaica de cinco megawatts com armazenamento de bateria em Seychelles. O projeto está sendo financiado por um empréstimo do Fundo para o Desenvolvimento de Abu Dhabi (ADFD), bem como fundos do próprio patrimônio da PUC.
O escopo do contrato de Engenharia, Aquisição e Construção (EPC) do projeto inclui cabeamentos submarinos, extensões de painéis e um sistema de tubulação de água subterrânea para limpeza de módulos.
O Parque Solar 5MW Ile de Romainville estará localizado no mesmo local que o Parque Eólico Port Victoria, financiado pelo ADFD. Construído pela Masdar, este parque eólico de energia renovável de 6 MW tem gerado energia para a capital das Seychelles desde 2013.
O novo projeto incluirá também um sistema de armazenamento de energia (ESS) com uma capacidade de 5 MW e 3,3 megawatts-hora, permitindo o fornecimento seguro e estável de energia elétrica para a principal ilha de Mahe, garantindo simultaneamente a estabilidade da rede e funcionamento seguro do Central elétrica de combustão convencional da PUC.
Com conclusão prevista para o segundo trimestre de 2019, o 5MW Ile de Romainville Parque Solar faz parte do ADFD e da International Renewable Energy Agency Project Facility. A ADFD comprometeu US $ 350 milhões em empréstimos concessionários ao longo de sete ciclos de financiamento para apoiar o estabelecimento de projetos de energia renovável em países em desenvolvimento.
As Seychelles atualmente dependem de combustíveis fósseis para atender sua demanda de eletricidade, com os combustíveis fósseis respondendo por cerca de 20% das importações do país. Em resposta, ele estabeleceu uma meta de 5 por cento de energias renováveis até 2020 e 15 por cento em 2030. Estima-se que o projeto Solar Ile de Romainville vai economizar cerca de 2.000.000 litros de combustível por ano.
O novo projeto de energia solar fotovoltaica será instalado na mesma ilha artificial que hospeda cinco das oito turbinas eólicas do parque eólico Port Victoria. O painel fotovoltaico foi especificamente projetado para maximizar o uso da terra disponível, permitindo a manutenção das turbinas eólicas e minimizando as perdas de sombreamento resultantes delas.
Operacional desde 2013, os oito turbinas eólicas do fornecimento Porto Victoria Wind Farm aproximadamente 2.100 domicílios em Mahe, a maior ilha das Seicheles, que abriga a capital de Victoria ITS. (#Envolverde)