Arquivo

Masdar e Equinor inauguram a primeira instalação de armazenamento de bateria do mundo conectada a parque eólico offshore

PETERHEAD, Escócia, 28 de junho de 2018 (WAM) – A Abu Dhabi Future Energy Company (Masdar) dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e a multinacional norueguesa Equinor (anteriormente Statoil) instalaram e em breve começarão a testar um novo sistema de baterias projetado para armazenar a eletricidade gerada pela Hywind Scotland, a maior empresa do mundo, o primeiro parque eólico flutuante em escala comercial.

A solução de armazenamento de bateria é a primeira no mundo a ser conectada a um parque eólico offshore. O projeto é designado para avaliar as capacidades de tecnologias avançadas de armazenamento para otimizar a liberação de eletricidade de usinas de energia renovável para redes de transmissão – tanto do ponto de vista técnico quanto comercial.

Implantado em uma subestação em terra, o sistema de bateria conhecido como “Batwind” tem uma capacidade de armazenamento de 1,2 megawatts, equivalente à capacidade da bateria de mais de 1,3 milhão de iPhones. Ao ajudar a mitigar os altos e baixos da produção, o projeto visa maximizar o valor comercial da produção de eletricidade da Hywind Scotland.

Após a instalação bem-sucedida do Batwind, a Masdar e a Equinor agora explorarão como a nova solução de armazenamento pode ser utilizada para melhorar a eficiência operacional e de custos de outros parques eólicos – para abrir novas oportunidades comerciais em um mercado de energia eólica global em expansão.

De acordo com um recente relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) de outubro passado, o custo de instalação de sistemas de armazenamento de bateria pode cair em dois terços (66%) até 2030. A Masdar tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia como parte de seu compromisso ao longo da última década de avançar tecnologias limpas comercialmente viáveis. Um exemplo é o projeto de energia solar concentrada da Gemasolar na Espanha, o primeiro do mundo a usar armazenamento térmico de sal derretido e capaz de gerar eletricidade 24 horas por dia.

Os dados operacionais do Batwind serão avaliados com base no clima, nos preços de mercado e nos padrões de consumo para criar um sistema de armazenamento inteligente e otimizado.

O parque eólico da Hywind Scotland foi inaugurado em outubro de 2017. A Masdar detém uma participação de 25% no projeto, enquanto a Equinor possui os 75% restantes. O parque eólico é composto por cinco turbinas de 6 megawatts que flutuam a 25 quilômetros da costa de Peterhead, no nordeste da Escócia.

Com uma capacidade instalada de 30 megawatts, a Hywind Scotland fornece aproximadamente 6.600 residências e desloca 63.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.

O projeto é a segunda parceria de energia eólica offshore da Masdar com a Equinor, depois do Parque Eólico Dudgeon Offshore, no Mar do Norte da Inglaterra. Combinados com o London Array, atualmente o maior parque eólico marítimo do mundo em operação, os projetos trazem a capacidade total dos projetos de energia renovável do Reino Unido, nos quais a Masdar é um investidor com mais de 1 gigawatt.

Desde 2006, a Masdar investe em projetos de energia renovável no valor combinado de US$ 8,5 bilhões; a participação da empresa nesse investimento é de US$ 2,7 bilhões. Além do Reino Unido, os projetos de energia renovável da Masdar estão localizados nos Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Mauritânia, Egito, Marrocos, Montenegro, Sérvia e Espanha. A capacidade de geração de eletricidade desses projetos, totalmente operacionais ou em desenvolvimento, é de aproximadamente 3 gigawatts brutos. (#Envolverde)