Arquivo

Masdar e Instituto de Eletricidade da Costa Rica promovem o desenvolvimento de energia renovável

ABU DHABI, 25 de abril, 2018 (WAM) – Masdar (Empresa de Energia Futura de Abu Dhabi dos Emirados Árabes Unidos) e o Instituto de Electricidade da Costa Rica (Instituto Costarriquenho de Electricidade, ou ICE) anunciaram uma colaboração para promover o desenvolvimento de energias renováveis.

Mohamed Jameel Al Ramahi, diretor executivo da Masdar, e Eugenia Gutierrez, membro da diretoria e diretora do ICE, assinaram um Memorando de Entendimento para compartilhar conhecimento técnico e experiência em projetos.

O acordo visa promover a colaboração em geração de energia em escala de serviço público e fora da rede, tecnologia de energia solar fotovoltaica flutuante (PV), tecnologia de “cidades inteligentes” e armazenamento de bateria.

As duas empresas também esperam oferecer serviços de consultoria para outros países da América Latina e do Caribe sobre diversificação de energia.

A Masdar espera expandir sua presença na América Latina e no Caribe, anunciando nas colaborações da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi em 2018 com a província de Jujuy da Argentina e o Governo da Colômbia.

A empresa também está apoiando o Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e o Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi na implantação do Fundo de Energia Renovável do Caribe e dos Emirados Árabes Unidos, no valor de 50 milhões de dólares, que implantará projetos em 16 países ao longo dos próximos três anos.

Este ano, o Fundo irá completar as estações de carregamento de baterias e de veículos elétricos (EV), além das instalações solares fotovoltaicas, nas Bahamas, Barbados e São Vicente e Granadinas.

De acordo com o ICE, a Costa Rica funcionou inteiramente com energia renovável por 300 dias em 2017, com quase 80% de sua energia proveniente de fontes hidrelétricas, cerca de 10% da energia eólica e o restante de biomassa e energia solar.

Segundo a Bloomberg New Energy Finance, a capacidade instalada de energia solar e eólica no mix de energia da América Latina deverá aumentar 9,2 gigawatts (GW) por ano até 2020, apoiada por planos governamentais focados em alcançar maior segurança energética.

Hoje, a Masdar está ativa em mais de 20 países em todo o mundo. A capacidade total dos projetos de energia renovável, seja operacional ou em desenvolvimento, nos quais é parceira, é de cerca de 3 gigawatts (GW).

Fundada em 1949, a ICE é uma holding estatal da Costa Rica que controla ativos em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A ICE possui 100% dos sistemas de transmissão no país e fornece energia para cerca de 39% da população. (#Envolverde)