Medo do escuro em adultos pode ser a causa de alguns tipos de insônia

Um estudo piloto feito por pesquisadores canadenses indicou que alguns adultos podem ter episódios recorrentes de insônia por um motivo um tanto quanto vergonhoso (para eles): o medo do escuro.

O medo do escuro em adultos é uma hipótese levantada a partir dos dados coletados em um grupo de participantes, que eram observados em suas reações a barulhos bruscos em condições com e sem luz. Pessoas com bons padrões de sono se acostumavam com esses barulhos, mas aqueles com dificuldades para dormir ficavam mais atentos quando as luzes se apagavam.

“Os adultos com maior nível de insônia acordavam mais rapidamente do que outros com sono regular”, explica Taryn Moss, pesquisadora da Universidade de Ryerson, e principal autora do estudo. “Nossa hipótese é que isso possa estar associado a algum tipo de fobia. Provavelmente fobia da escuridão, ou seja, medo do escuro.”

As conclusões da pesquisa, apresentadas no maior congresso mundial sobre o tema, o Sleep, apontam que muitos casos de insônia crônica e que acumulam insucessos no tratamento podem fazer parte desse tipo de fobia.

“Se isto se confirmar, poderemos adicionar novas formas de tratar a insônia ao rol de tratamentos disponíveis hoje. Entre as possibilidades está algum tipo de estratégia que envolva variações de luz”, diz Collen Carney, pesquisadora sênior envolvida no estudo. “Ainda faltam mais dados e pesquisas, mas há este novo dado que pode ajudar muitas pessoas com insônia em um futuro próximo”, finaliza.

* Publicado originalmente no site O que eu tenho.