DUBAI, 19 de julho de 2018 (WAM) – Dr. Abdullah bin Mohammed Belhaif Al Nuaimi, Ministro de Desenvolvimento de Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e presidente do Conselho de Diretores do Sheikh Zayed Housing Programme, disse que o desenvolvimento das relações EAU-China levou à ativação de acordos conjuntos e ao aprimoramento cooperação em infraestrutura, ferrovias, petróleo, energia e setores sustentáveis, que representam a base de um desenvolvimento abrangente.
Ele acrescentou que o valor dos projetos de infraestrutura e habitações do governo lançados pelo ministério e pelo programa habitacional Sheikh Zayed, sob a supervisão de empresas chinesas, alcançou AED3 bilhões (quase US $ 1 bilhão), enquanto o número de trabalhadores chineses nesses projetos chegou a 10.000 trabalhadores.
O Dr. Al Nuaimi disse que a cooperação geral entre os EAU e a China em vários setores prenuncia um futuro promissor, ao mesmo tempo em que enfatiza a profundidade de seus projetos conjuntos de infraestrutura, estradas, habitação e desenvolvimento, o que reforçará as aspirações dos dois países.
Os principais projetos implementados pelas empresas chinesas incluem a Ponte Al Badea, em Sharjah, o Hospital Psiquiátrico Al Amal, em Dubai, o novo prédio do Departamento de Polícia de Sharjah, entre outros.
O Dr. Al Nuaimi observou que o Programa de Habitação Sheikh Zayed assinou contratos com importantes empresas chinesas no setor de habitação, para fornecer casas com altos padrões de sustentabilidade e materiais de construção de alta qualidade, bem como em consultas de contratação e engenharia.
O programa também contratou empresas especializadas em contratação e consultoria de engenharia, refletindo a forte troca de investimento e desenvolvimento com o parceiro chinês.
A China é o maior parceiro estratégico dos Emirados Árabes Unidos nos últimos anos em comércio, turismo e economia, enquanto o desenvolvimento de infraestrutura tem uma grande parcela de investimentos conjuntos. (#Envolverde)