Arquivo

Ministério das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente lança plano de ação nacional para adaptação às mudanças climáticas

DUBAI, 17 de julho de 2018 (WAM) – O Ministério das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente (MOCCAE) dos Emirados Árabes Unidos (EAU) realizou um workshop final sobre adaptação às mudanças climáticas em sua sede em Dubai.

Diversos atores ambientais representando autoridades federais e locais, acadêmicos e outras entidades relevantes participaram do evento de dois dias que concluiu nesta segunda-feira.

O workshop fez parte da implementação do Plano Nacional de Mudanças Climáticas dos Emirados Árabes Unidos 2017-2050, aprovado pelo Conselho de Ministros em junho de 2017. A adaptação às mudanças climáticas e a construção de resiliência aos potenciais impactos locais das mudanças climáticas globais é um dos três pilares do plano.

Em seu discurso de abertura, Fahed Mohamed Al Hammadi, subsecretário assistente interino para o Desenvolvimento Verde e Mudança Climática do ministério, disse: “Prestação de serviços de ecossistemas vitais, nosso ambiente natural é a base do desenvolvimento sustentável dos Emirados Árabes Unidos. A mudança climática afeta todas as espécies, incluindo vários aspectos da vida humana. Não podemos ignorar a necessidade e a urgência de adaptação às alterações climáticas, uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento do país se não conseguirmos preparar agora”.

“Alcançar um ambiente sustentável e resiliente ao clima exige esforços conjuntos do setor público, do setor privado e da sociedade civil. Portanto, o ministério trabalha incansavelmente para envolver diversos interessados ​​no desenvolvimento e implementação de ações de adaptação ao clima”.

O Dr. John Pinnegar, Diretor do Centro de Mudanças Climáticas Marinhas do Centro de Meio Ambiente, Pesca e Ciências da Aquicultura (CEFAS), com sede no Reino Unido, forneceu uma visão geral dos impactos das mudanças climáticas no meio ambiente e facilitou as discussões. Enquanto isso, o Dr. David Thomson, Professor Associado de Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade dos Emirados Árabes Unidos, discutiu os impactos das mudanças climáticas nos recursos marinhos e na pesca do país.

O ministério está atualmente trabalhando com o Instituto Global de Crescimento Verde (GGGI) na avaliação dos riscos climáticos para os quatro setores-chave mais importantes para a saúde, energia, infraestrutura e meio ambiente do país, sustentável e resiliente ao futuro. O ministério organizou um workshop para cada setor para obter insights sobre a compreensão e prontidão das partes interessadas para a adaptação às mudanças climáticas. O workshop de partes interessadas ambientais foi a última parte da série. Com base nas contribuições das sessões e nos resultados das avaliações de risco específicas do setor sobre mudanças climáticas, o ministério elaborará o Plano Nacional de Ação para a Adaptação às Mudanças Climáticas, com lançamento previsto para o quarto trimestre de 2018.

Para o setor ambiental, o ministério compilou evidências disponíveis sobre potenciais impactos das mudanças climáticas no ambiente terrestre, marinho, costeiro e aquático do país, bem como políticas existentes destinadas a lidar com as consequências. (#Envolverde)