NOVA YORK, 13 de julho de 2018 (WAM) – Mohammed bin Abdullah Al Gergawi, Ministro de Assuntos do Gabinete e Futuro dos Emirados Árabes Unidos (EAU), foi selecionado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas Antônio Guterres como um dos 20 especialistas independentes para o assessorar em seu Painel de Alto Nível sobre Cooperação Digital, lançado na sede da ONU em Nova York na quinta-feira.
O Painel será co-presidido por Melinda Gates, Co-Presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, e Jack Ma, Presidente Executivo do Grupo Alibaba, e inclui líderes proeminentes do governo, indústria privada, sociedade civil, academia e comunidade técnica, agindo em sua capacidade pessoal enquanto representa uma ampla combinação de disciplinas, setores, idades, geografias e áreas de especialização para refletir a natureza transfronteiriça da esfera digital.
O objetivo do Painel é avançar propostas para fortalecer a cooperação internacional no espaço digital, com o objetivo final de realizar o potencial de transformação das tecnologias digitais, protegendo contra riscos e consequências não intencionais. O painel contribuirá para o diálogo global mais amplo sobre como abordagens interdisciplinares e cooperativas podem ajudar a garantir um futuro digital seguro e inclusivo para todos.
O avanço rápido das tecnologias digitais oferece oportunidades sem precedentes para acelerar o desenvolvimento sustentável, promover o bem-estar e capacitar indivíduos em todo o mundo, mas há o risco de que o uso dessas tecnologias possa aprofundar a desigualdade, aumentar a desconfiança e minar os direitos humanos. A escala das oportunidades e dos desafios requer novas formas de cooperação entre fronteiras para garantir que as tecnologias digitais apoiem o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que mitigam os perigos potenciais ou as consequências não intencionais.
“Estamos no início de grandes mudanças e ainda não conseguimos prever o impacto da revolução tecnológica. A questão com a qual estamos lidando é maior do que qualquer aspecto específico, como segurança cibernética, privacidade ou mudanças econômicas. A tecnologia digital afetará todos os aspectos da vida humana. Esta será uma nova era para a humanidade”, disse o ministro Al Gergawi, enfatizando a necessidade do painel.
“As Nações Unidas têm legitimidade única para convocar esse diálogo, com base na amplitude do mandato da organização em todas as esferas impactadas pelas tecnologias digitais. Tenho a honra de trazer a perspectiva dos EAU para a discussão. Os Emirados Árabes Unidos estão no negócio da mudança e abraçando o futuro. Precisamos adotar a tecnologia e reunir as pessoas certas de todos os setores e regiões do mundo para trazer o país, a região e o mundo para o futuro. A abordagem cooperativa que tem sido uma parte forte do nosso modelo de desenvolvimento é necessária em nível global”, afirmou ele ao aceitar a posição no painel.
O Painel de Alto Nível sobre Cooperação Digital do Secretário-Geral trabalhará por um período de 9 meses para identificar bons exemplos e propor modalidades para trabalhar cooperativamente em todos os setores, disciplinas e fronteiras para enfrentar os desafios da era digital. As três métricas para o sucesso do painel serão um relatório de alta qualidade, um processo de consulta envolvente e inclusivo e uma capacidade aprimorada de todas as partes interessadas para lidar com a transformação digital. (#Envolverde)