Arquivo

MOCCAE reúne universidades e especialistas internacionais para discutir a melhoria da pegada ecológica dos EAU

DUBAI, 6 de setembro de 2018 (WAM) – O Ministério das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos (MOCCAE) organizou um workshop em sua sede em Dubai com especialistas internacionais e pesquisadores universitários dos Emirados Árabes Unidos para discutir como melhorar a pegada ecológica dos EAU.

O workshop foi organizado para engajar a academia no esforço da equipe executiva para entender como melhorar a pegada ecológica dos EAU e, ao mesmo tempo, obter estimativas mais precisas e oportunas dos resultados. Pesquisadores de cerca de 10 universidades nacionais e privadas participaram do evento, juntamente com a equipe executiva e autoridades federais e locais relevantes. O MOCCAE visa identificar algumas universidades que podem colaborar na análise da tendência da pegada ecológica do país, bem como fazer parte da parceria global.

Nas observações iniciais, o Eng. Aisha Al Abdooli, diretora do Ministério de Desenvolvimento Verde e Assuntos Ambientais, observou: “A pegada ecológica é uma medida muito importante para entendermos o estado dos esforços dos Emirados Árabes Unidos para o desenvolvimento sustentável, e temos trabalhado em estreita colaboração com organizações internacionais para melhorar a pegada dos EAU.

“Os Emirados Árabes Unidos implementaram várias iniciativas ambientais que levaram a um declínio constante da pegada ecológica. No entanto, precisamos acelerar ainda mais esse esforço, à medida que o 50º aniversário do país se aproxima rapidamente. Como a metodologia da pegada ecológica é muito complexa e muitos dados são necessários para calcular, gostaríamos de ter um forte apoio de pesquisadores universitários nos próximos anos.

“Esperamos que esta seja uma ótima oportunidade para os pesquisadores aprenderem sobre a metodologia e aplicações diretamente dos especialistas internacionais e relacioná-la ao desenvolvimento de uma futura agenda de pesquisa para apoiar o desenvolvimento sustentável do país”.

A pegada ecológica dos Emirados Árabes Unidos tem estado em constante declínio desde 2000. Em 2017, o Gabinete do Primeiro Ministro solicitou ao MOCCAE a criação de uma equipa executiva interministerial que estabeleça um objetivo claro para melhorar a pegada ecológica e trabalhe para cumprir a Visão 2021 dos EAU. MOCCAE também adota a medida como um dos 41 Indicadores-chave de Desempenho Verde para monitorar o progresso da transformação do país rumo a uma economia verde, conforme descrito na Agenda Verde dos EAU 2030. (#Envolverde)