DUBAI, 02 de maio de 2018 (WAM) – Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Primeiro Ministro e Governante do Dubai, inaugurou a primeira fase de 200 megawatts (MW) da terceira fase de 800MW do Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
O parque solar é um dos principais projetos que a Autoridade de Água e Eletricidade de Dubai (DEWA) está implementando com base no sistema Independent Power Producer (IPP) em parceria com um consórcio liderado pela Abu Dhabi Future Energy Company, Masdar, e pelo Grupo EDF, através de sua subsidiária EDF Energies Nouvelles. A segunda e terceira etapas da terceira fase, com capacidade de 300MW cada, serão concluídas em 2019 e 2020, respectivamente.
Saeed Mohammed Al Tayer, diretor executivo e CEO da DEWA, deu as boas-vindas ao xeque Mohammed bin Rashid e disse: “Hoje marca a inauguração da primeira etapa da terceira fase do Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Esta fase é um marco fundamental e mostra nossa forte crença no papel da energia limpa na formação de um futuro sustentável. Isso apoia os esforços dos Emirados Árabes Unidos para fortalecer sua posição global líder em energia limpa por meio desses grandes projetos. Isso também contribui para a percepção da nossa sábia liderança para uma era pós-petróleo. Através deste marco nacional, que os jovens dos Emirados ajudam a crescer a cada dia, eles estão estabelecendo uma sociedade feliz e próspera que atingirá o objetivo do Centenário dos Emirados Árabes Unidos de 2071 de tornar nossa nação o melhor país do mundo ”, acrescentou.
O Dr. Sultan bin Ahmad Sultan Al Jaber, Ministro de Estado e Presidente da Masdar, destacou o papel fundamental desempenhado pelos projetos de energia renovável em grande escala no estímulo à criação de empregos e inovação em indústrias baseadas no conhecimento. Ele acrescentou que os principais projetos em andamento nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita mostraram que a região, que há anos lidera o caminho no setor tradicional de energia, agora está na vanguarda do desenvolvimento de energia renovável. (#Envolverde)