Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 23/1/2017 – O projeto-piloto de uma casa ecológica, com tecnologia para economizar água e energia, ficou pronto. Logo uma família emiratense se instalará no protótipo de moradia sustentável, informaram as autoridades durante a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi deste ano.
O custo da construção foi semelhante ao de uma casa convencional, mas sua eficiência energética e hídrica diminuem de forma substancial o custo de manutenção. A propriedade, de quatro cômodos, consumirá 97 quilowatts/hora de eletricidade por metro quadrado. Equipada com 87 painéis solares no telhado, poderá fornecer 40 mil quilowatts/hora à rede nacional.
Cidade Masdar, um dos desenvolvimentos urbanos mais sustentáveis, conta com 300 estudantes do Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia residindo de forma permanente. Também estão em construção ou na fase de projeto dois mil apartamentos, o que elevará a população de Masdar para mais de 3.500 pessoas nos próximos três anos. Envolverde/IPS