Arquivo

Mulheres dos Emirados: do empoderamento para completar a parceria

ABU DHABI, 28 de agosto de 2018 (WAM) – as mulheres dos Emirados superaram muitos obstáculos tradicionais que obstruíram o progresso das mulheres em muitos países, permitindo-lhes elevar-se ao estágio de completa parceria social e igual representação, bem como tornarem-se pioneiros em muitos setores estratégicos.

A celebração do Dia da Mulher dos Emirados no país será realizada este ano sob o tema “Mulheres no Curso de Zayed”, refletindo as declarações oficiais do país e as interações populares e da mídia com as mulheres, bem como seu papel no governo, trabalho diplomático e parlamentar, juntamente com suas muitas histórias de sucesso, especialmente aquelas relacionadas a ciências espaciais e energia limpa.

A experiência das mulheres dos Emirados é um exemplo a ser seguido no Oriente Médio, à luz do cuidado e atenção da liderança sábia.

Muitos fatores contribuíram para a ascensão das mulheres dos Emirados, mais notavelmente as fundações legislativas que apoiam seus direitos e as capacitaram a participar do desenvolvimento do país, como enraizado nas constituições, legislação e leis relacionadas aos seus direitos e deveres, que fizeram as mulheres um pilar fundamental do desenvolvimento social.

As mulheres hoje representam mais de 66% da força de trabalho nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e têm uma forte presença, superando a presença de homens, em educação, saúde e bancos, de acordo com estatísticas oficiais.

Os Emirados Árabes Unidos lideram a região árabe na lista das Nações Unidas dos países com maior equilíbrio de gênero, de acordo com um índice anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Também ocupa posições internacionais de liderança nos índices de igualdade de gênero, especialmente em termos da taxa de alfabetização feminina e sua participação no ensino médio e superior, de acordo com o Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2016.

O mesmo relatório afirma que 77% das mulheres dos Emirados avançam para o ensino superior depois de se formarem nas escolas secundárias e também representam mais de 70% dos estudantes das instituições federais de ensino superior.

Essas estatísticas revelam o impacto das mulheres dos Emirados no trabalho do governo dos Emirados Árabes Unidos, bem como sua capacidade de se tornarem membros proeminentes da comunidade e do setor privado. Essas estatísticas também destacam o esforço dos EAU em promover a conscientização social e realizar as metas coletivas de seus cidadãos.

As mulheres são proeminentes nas instituições legais da sociedade civil, na mídia e no setor comunitário, enquanto as instituições e associações de mulheres, como a União Geral das Mulheres e o Conselho de Equidade de Gênero, desejam adotar estratégias abrangentes para expandir a participação das mulheres e melhorar suas vidas.

Em 2015, os EAU lançaram um plano estratégico para capacitar as mulheres dos Emirados, que se estenderá até 2021 e fornecerá uma estrutura para que o governo, setores privados e organizações da sociedade civil adotem planos que visem fortalecer a estatura dos EAU entre países avançados na área de empoderamento das mulheres.

Em 2017, o Conselho de Equidade de Gênero dos Emirados Árabes Unidos lançou seu “Guia de Equilíbrio de Gênero”, que foi o primeiro guia desse tipo no mundo e teve como objetivo criar um equilíbrio de trabalho entre os gêneros. O guia foi a principal referência para as instituições do país, nos setores público e privado, e teve como objetivo reduzir o hiato de gênero.

Os Emirados Árabes Unidos também emitiram uma decisão em dezembro de 2012, que obrigou os Conselhos de Administração das autoridades federais a nomearem membros do sexo feminino.

Em relação ao trabalho parlamentar, as mulheres dos Emirados conquistaram vários lugares nas eleições nacionais, o que refletiu a confiança da comunidade em suas habilidades. As mulheres, desde então, avançaram a sua presença, empoderaram a sua experiência parlamentar, e estiveram presentes nas eleições ou foram diretamente nomeadas durante as sessões do conselho, até que atingiram a mais alta posição parlamentar, com a nomeação da Dra. Amal Al Qubaisi como Presidente do Parlamento. Conselho Nacional (FNC / parlamento).

As mulheres dos Emirados ocupam posições diplomáticas no Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, e atualmente há quatro embaixadoras representando os Emirados Árabes Unidos no exterior, enquanto o número de mulheres dos Emirados trabalhando no corpo diplomático e consular na sede do ministério chegou a 175, assim como 42 no corpo diplomático de missões estrangeiras. (#Envolverde)