Vir a ser reconhecida como a metrópole líder em sustentabilidade no planeta. Este é o objetivo das autoridades de Munique, terceira maior cidade da Alemanha, que anunciaram recentemente o plano de suprir a demanda de eletricidade com energia 100% renovável até 2025.
Para atingir tamanha meta, a Stadtwerke München, or SWM, empresa municipal de eletricidade, terá que produzir cerca de 7,5 bilhões de kilowatts hora de energia limpa para uma população de mais de um milhão de habitantes.
Entre os diversos projetos já em andamento para alcançar a meta proposta pela prefeitura, está a instalação de uma usina hidrelétrica instalada no Rio Isar. O funcionamento da planta garantiu o abastecimento de energia de fonte limpa a 4 mil residências da cidade alemã. Já no zoológico de Munique, esterco de elefante é convertido em biocombustível.
O Parlamento da Comunidade Europeia definiu como objetivo para os países-membro ter pelo menos 20% da energia proveniente de fontes limpas, como vento, sol ou biomassa.
A Alemanha é um dos países mais avançados no mundo em iniciativas e desenvolvimento de tecnologias alternativas aos combustíveis fósseis.
Bem que as cidades brasileiras poderiam se esforçar mais nesse sentido, não é mesmo?
* Publicado originalmente no site EcoD.