As eleições acontecerão no próximo domingo e caberá a cada cidadão exercer o direito de escolha dos candidatos que enfrentarão os desafios de transformar o Brasil em uma nação mais justa e menos desigual.
A tarefa não é simples. Apesar de enormes avanços principalmente no campo social, ainda temos muito a melhorar e, para isso, quatro anos são insuficientes. Também é importante salientar que tarefa dessa magnitude é de responsabilidade de cada brasileiro e brasileira que, além de votar, precisa inserir a política no seu dia a dia, atuando nos distintos espaços de participação, influência e reflexão, porque as principais mudanças ocorrem de dentro para fora e do indivíduo para a sociedade.
Com todas as imperfeições, a nossa jovem democracia está prestes a concretizar mais uma etapa na construção de um regime pacífico, por meio do qual fortaleçamos as regras para uma convivência respeitosa e que garantam dignidade de vida para todos.
Dê o exemplo: faça a sua escolha consciente e nos diversos papéis que exerce na vida, aja com coerência, praticando o que pensa e diz, e reconhecendo que o bem estar deve ir além do próprio umbigo. O Brasil é a soma de cada um de nós. Por aqui, fico. Até a próxima.
* Leno F. Silva escreve semanalmente para Envolverde. É sócio-diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. É diretor do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, membro-fundador da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, e da Kultafro – rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra. Foi diretor executivo de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.