Arquivo

O êxito das políticas verdes

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 30/9/2016 – Mais de nove em cada dez pessoas respiram ar contaminado, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa pesquisa foi realizada graças a uma rede de mais de três mil estações de amostragem ambiental, além de imagens feitas por satélites.“O simples fato de respirar nos torna mais suscetíveis a morrer de um ataque do coração, de câncer de pulmão e problemas respiratórios, entre outros”, segundo o jornal The Gulf News.

“Mais de um milhão de chineses morreram em 2012 por respirarem ar contaminado e outras 600 mil pessoas tiveram a mesma sorte na Índia. Maso Turcomenistão, uma ex-república soviética, a própria Rússia e a Ucrânia são as que têm a pior qualidade de ar no mundo”, informou o diário. As causas são as centrais elétricas movidas a carvão, as emissões dos veículos, as indústrias e a fabricação de cimento”, acrescentou.

“Pela primeira vez a OMS detalhou dados de cada um dos 200 países estudados. O informe é preocupante, mas também há boas notícias”, segundo o jornal. “Nos Emirados, a qualidade do ar é boa. O informe diz que sete em cada cem mil mortes podem ser atribuídas ao ar que respiramos. Para ter melhor qualidade seria preciso mudar para a Austrália ou uma das ilhas do Oceano Pacífico”, acrescentou.

De acordo com o jornal, “nos Emirados, no mesmo dia em que a OMS divulgou seu informe, as autoridades apresentaram um rascunho com os novos padrões que assegurarão que os veículos sejam mais eficientes e limpos”. OThe Gulf News afirmou que “há tempos os Emirados se dedicam a tornar o país mais verde, com melhor qualidade de água e ambiental. Projetos como Masdar, em Abu Dhabi, o Parque Solar Xeque Mohammad bin Rashid e a central nuclear em construção em Al Baraka são provas do êxito de sua política”. Envolverde/IPS