O que seu corpo está tentando dizer?

[media-credit name=”Vanessa Siqueira + Peace.Love.Music” align=”alignright” width=”300″][/media-credit]Nosso corpo fala o tempo todo. E o melhor: ele não mente. Dor de cabeça, por exemplo, é um alerta. Para alguns, o incômodo sinaliza apenas que é hora de tomar um comprimido; para outros, pode ser o resultado de uma noite mal dormida ou de fome. Todas essas possibilidades são legítimas, mas a raiz do problema pode estar onde você nem imagina.

O livro Leitura Corporal – A Linguagem da Emoção Inscrita no Corpo (Ed. Manuscritos), de Nereida Fontes Vilela e João Celso dos Santos, explica a origem do desconforto em cada partezinha do corpo, basicamente, a partir dos conceitos de energia e emoção. O corpo, assim como toda matéria concreta, é composto por concentrações de energia em baixa frequência. As ondas e as partículas interagem entre si e se influenciam. Com nossas atitudes, movimentamos a nossa energia e o todo, afinal, o universo também é energia.

A energia não se repete, embora não perca a memória do que fez, e seu objetivo é fluir. Quando estamos alinhados e coerentes com os nossos desejos de corpo e alma, isto acontece. Mas quando alguma coisa interfere nessa dinâmica, a bloqueia ou reprime, a energia encontra outras formas de vazão e os sintomas aparecem indicando os problemas, as obstruções e, o mais importante, que estamos enveredando por um caminho inadequado. O adoecimento é um estado decorrente de um fluxo “tortuoso” da energia e é no corpo físico, na matéria, que ele se revela, mostra como está sendo processado. Basta saber ler.

Mesmo quem nunca ouviu falar de leitura corporal pode se aventurar por essas páginas. Embora o livro não se apresente como um texto fácil, seus capítulos engatinham e partem do conceito de energia para chegar a conclusões mais complexas, passando por cada chakra e suas funções e, ainda, pelos nossos corpos Físico, Emocional, Mental, Etérico, Causal, Austral e Celestial. Se isso soou muito teórico, a boa notícia é que os capítulos estão divididos por partes do corpo e explicam, de maneira bastante clara e detalhada, a quê cada segmento está relacionado.

A proposta do livro não é (exatamente) ser um “guia prático” para consultas quando os sintomas aparecerem, mas pode assumir essa função depois de feita a primeira leitura e entendidas ligações entre os corpos, os centros de força (chakras), a energia e a emoção, já que os detalhes são muitos. O pescoço, por exemplo, aparece dividido em várias partes e com inúmeras funções, mas os céticos e impacientes podem fazer a leitura mais simples que é entender que ele está diretamente ligado ao prazer, ao desejo. Seja qual for o seu grau de imersão, o fato é que vale a pena ler e refletir. Não custa nada aprender a falar o idioma do seu corpo que, ao contrário, da nossa mente, das pessoas e das nossas ilusões, não mente nunca, só mostra.

Leitura Corporal – A Linguagem da Emoção Inscrita no Corpo
Nereida Fontes Vilela e João Celso dos Santos
Ed. Manuscritos
336 p.

* Revista que aborda o feminino com respeito à individualidade e escolhas de cada mulher. Feita pelas jornalistas Manoella Oliveira e Thays Prado e a designer Vanessa Siqueira. E-mail: [email protected]

** Publicado originalmente na Revista Tato e retirado do site EcoD.