DUBAI, 20 de julho de 2018 (WAM) – Com um próspero setor de tecnologia, aprofundando os laços bilaterais com a China e os recentes anúncios do gabinete dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para permitir 100% de participação estrangeira em certas indústrias onshore, Dubai é cada vez mais atraente destino de comércio e investimento para investidores chineses em busca de uma oportunidade na indústria de tecnologia em rápida evolução – especialmente com o valor do comércio entre os EAU e a China em quase AED195,8 bilhões (USD53,3 bilhões) no ano passado, segundo o Ministério da Economia .
Com valor estimado em quase AED29 bilhões (US $ 8 bilhões), o mercado doméstico de TI dos Emirados Árabes Unidos deverá crescer a uma média de 5% ao ano no período entre 2017 e 2022, informa a International Data Corporation (IDC). Isso, juntamente com uma alta qualidade de vida, fortes oportunidades educacionais, perspectivas de crescimento na carreira e legislações de apoio aos negócios estão causando um aumento na migração de estudantes e turismo de cidadãos chineses para Dubai. De acordo com o Centro Estatístico de Dubai, o número de visitantes chineses subiu para 573.000 no terceiro trimestre de 2017, 49% acima do mesmo período de 2016 – destacando uma possibilidade significativa de conectar a crescente comunidade chinesa de Dubai às oportunidades no setor de tecnologia local.
Como a principal comunidade especializada em tecnologia e negócios da região, a Dubai Internet City (DIC) – cujos parceiros incluem as principais empresas chinesas, como Huawei, UnionPay, China Telecom Middle East e Oceanblue Cloud – está à frente desse desenvolvimento.
De acordo com Ammar Al Malik, diretor executivo da Dubai Internet City, “a China é há muito tempo um dos mais importantes parceiros comerciais internacionais dos EAU. À medida que nossa indústria de tecnologia local amadurece em meio a reformas revolucionárias em nossas leis de comércio e investimento, estamos confiantes de que os cidadãos chineses encontrarão uma riqueza de oportunidades de investimento e emprego para explorar aqui em Dubai”.
Para a infraestrutura global de ICT e a gigante de fabricação de dispositivos inteligentes Huawei, as políticas de tecnologia progressiva dos Emirados Árabes Unidos são um facilitador fundamental em seu esforço para fornecer soluções inteligentes e inclusivas que criem um mundo mais conectado.
A abrangente infraestrutura de negócios de Dubai, juntamente com o anúncio de novas leis de 100% de propriedade estrangeira, deve criar oportunidades significativas de crescimento para empresas privadas, enquanto os Emirados Árabes Unidos aproveitam seus esforços de diversificação para se concentrar no desenvolvimento de setores não petrolíferos. As empresas podem esperar um aumento do investimento estrangeiro na crescente indústria de tecnologia do país, especialmente desde o recente lançamento do Fundo de Tecnologia China New Era – um fundo de 55 bilhões de dólares australianos com o objetivo de investir ou adquirir empresas na China e no mundo – que atrairia interesse entre as empresas e, por sua vez, influenciaria investimentos consideráveis em projetos locais. (#Envolverde)