Os trabalhadores que atuam na construção da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), decidiram retomar as obras, após assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (4), no canteiro de obras.
Depois de duas semanas de paralisação, os operários aceitaram o acordo feito entre a construtora Odebrecht, responsável pelas obras, e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Com a decisão, 70% dos cerca de 15 mil operários já retomaram os trabalhos, segundo a assessoria de imprensa dos consórcio responsável pela usina. Outras duas assembleias serão realizadas esta noite, uma está marcada para 19h e outra para 22h.
No acordo, os construtores concordaram em antecipar um reajuste de 5% em abril, antes da negociação da data-base, em maio. Foram atendidas também outras reivindicações dos operários, como o pagamento de passagens aéreas para que os trabalhadores oriundos de outros estados possam visitar as famílias a cada três meses.
Segundo a CUT, uma negociação semelhante será levada à reunião com a Camargo Corrêa, construtora responsável pelas obras da usina de Jirau, também no Rio Madeira, nesta terça-feira (5).
*Publicado originalmente no site da Agência Rio.