VIENA, 3 de julho (WAM) – O Fundo para o Desenvolvimento Internacional (OFID, na sigla em inglês) da OPEP assinou um contrato de US$ 420.000 com a Habitat for Humanity International para apoiar um projeto para melhorar as condições de os moradores de favela da Ilha da Paz, distrito de Grand Monrovia, Libéria.
O acordo foi assinado no escritório regional da Habitat em Bratislava, Eslováquia, pelo diretor-geral do OFID, Suleiman J. Al-Herbish, e por Nelson Torre, vice-presidente de Habitat para a Europa, Oriente Médio e África.
Na cerimônia de assinatura, Al-Herbish falou do forte compromisso da OFID em ajudar a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico em seus países parceiros, particularmente os menos desenvolvidos na África Subsaariana. Ele disse que o OFID continuará a direcionar uma parte substancial de seus recursos para os países que não possuem infraestrutura adequada de água e saneamento e enfrentam escassez de água.
Nelson agradeceu ao OFID por seu apoio, que melhorará significativamente as condições de vida das famílias, especialmente das crianças, que tiveram que viajar longas distâncias para obter água. A associação do Habitat com o OFID, acrescentou, permitirá que aproximadamente 13.000 pessoas tenham acesso a água potável adequada, saneamento e higiene.
As comunidades envolvidas no projeto distrital da Grande Monróvia enfrentam uma série de desafios que incluem a falta de serviços de água potável e saneamento, resultando em uma alta incidência de doenças transmitidas pela água.
Esta situação é agravada pelo crescimento urbano não planejado. O projeto apoiado pelo OFID é parte de um programa mais amplo que está sendo realizado para fornecer moradia acessível e de melhor qualidade entre comunidades vulneráveis e de baixa renda.
O UN-Habitat realizará intervenções que incluem a construção / reforma de instalações sanitárias e abastecimento de água potável, conscientização de higiene e saúde e apoio à coleta e gestão liderada pela comunidade.
Um plano de moradia acessível que fornecerá materiais de construção e empréstimos de micro finanças, bem como capacitação, também foi planejado.
A Libéria beneficiou-se de doações regionais da OFID, que ajudaram a financiar a erradicação do HIV / AIDS e da pólio, para combater o Ebola e apoiar iniciativas para a segurança da água e a culinária limpa e eficiente. (#Envolverde)