Ômega-3 faz as células do cérebro se comunicarem melhor
Diversas pesquisas já indicaram que comer peixes, que são ricos em ômega-3, é bom para a memória e a saúde de nosso cérebro. Pesquisadores agora tentam explicar porque isto ocorre. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, e publicado no periódico Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism.
Diversas pesquisas já indicaram que comer peixes, que são ricos em ômega-3, é bom para a memória e a saúde de nosso cérebro. Pesquisadores agora tentam explicar porque isto ocorre.
O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, e publicado no periódico Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism. De acordo com a equipe de Yves Sauve, principal autor da pesquisa, o ômega-3 de modelos animais alimentados com dietas ricas nesse tipo de ácido graxo se acumulava no hipocampo, região do cérebro que tem relações com a memória.
“Queríamos descobrir como o consumo de peixe melhorava a memória”, diz Sauve em sua pesquisa. “O que descobrimos foi que as células da região do hipocampo se comunicavam melhor umas com as outras quando havia altos níveis do ômega-3. Isto pode explicar porque tantos estudos apontavam nessa direção. Há uma explicação fisiológica para isso.”
Essas conclusões, aponta o pesquisador, podem confirmar que comer mais peixe ou suplementar a dieta com o ômega-3 pode prevenir o declínio de certas atividades cerebrais, coisa que ocorre com o envelhecimento natural do organismo.
* Publicado originalmente no site O que eu tenho.




