ONG mexicana ensina Metas do Milênio por meio do esporte

As atividades são incluídas no currículo dos alunos. Foto: Noticias de tu Ciudad

As salas de aulas mexicanas mostram aos estudantes a importância dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU de uma maneira peculiar: jogando. É por meio da atividade física que crianças de quase 200 instituições – entre orfanatos, escolas e lares que acolhem crianças em situação de rua – aprendem sobre prevenção de doenças, cidadania, igualdade de gênero, meio ambiente e cultura nacional.

O gol de placa é fruto de uma iniciativa da organização Deport-es para Compartir (Esportes para Compartilhar) que, nos últimos quatro anos, já atendeu mais de 40 mil crianças (a maioria em regiões rurais).

A parceria é realizada de modo que a própria escola inclui os temas e as atividades no currículo dos alunos. De acordo com a ONG, a prática dos esportes permite aos estudantes vivenciar conceitos geralmente abstratos.

Além de garantir um estilo de vida mais saudável, as crianças adquirem o espírito de equipe, entendem melhor questões de gênero e até mesmo a corrupção.

“Todas as atividades enfatizam de forma implícita ou explícita a importância da igualdade de gênero. A partir do ‘jogo limpo’, por exemplo, elas também entendem a importância de combater a corrupção e a necessidade de não serem individualistas”, contou Pablo Rodríguez, um dos membros da ONG, ao Porvir.

O programa passa por cinco fases: capacitação de professores pelos profissionais da ONG; os educadores empoderam as crianças em sala para que repliquem o que aprenderem em suas comunidades; são realizadas reuniões com os pais; os esportistas profissionais visitam as escolas, contam sobre seu cotidiano e estimulam nos estudantes o espírito de superação e autoestima; e, por fim, há a troca da “caixa do tesouro”, uma caixa com desenhos, cartas e artesanatos feitos pelos estudantes, enviada às escolas de outras comunidades.

“Essa experiência de receber e compartilhar gera um sentido de pertencimento entre as crianças, que têm basicamente a mesma idade, mas que moram em regiões diferentes”, afirma Rodriguez.

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:

Conheça o vídeo do projeto:

* Com informações do Porvir.

** Publicado originalmente no site EcoD.