Nova York, Estados Unidos, 17/7/2015 – A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que 75 milhões de adolescentes no mundo não estão escolarizados e pediu maior investimento político e econômico para desenvolver as capacidades dos e das jovens, para que possam contribuir com a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos e todas.
“Podemos ver uma população jovem compreensivelmente frustrada, mas esse é um panorama incompleto”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na primeira celebração do Dia Mundial das Habilidades da Juventude, todo dia 15 de julho.
Desenvolver as habilidades dos jovens reduz a pobreza e lhes dá melhores ferramentas para encontrar trabalhos decentes. Também promove o processo de empoderamento e de autoestima que beneficia a todos. Além disso, fortalece a capacidade dos jovens para ajudar a atender muitos desafios que a sociedade enfrenta e nos aproxima da eliminação da pobreza e da luta contra a injustiça e a degradação ambiental.
A Assembleia Geral da ONU declarou 15 de julho Dia Mundial das Habilidades da Juventude para conscientizar sobre a importância de desenvolver as capacidades desse setor da população. Além disso, está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão ser aprovados pelos Estados membros das Nações Unidas em setembro, e que incluem dois objetivos sobre educação e habilidades para o emprego. Envolverde/IPS