ONU lança campanha sobre aids online

Programa Conjunto sobre HIV/Aids, Unaids, está realizando consultas pela internet sobre como combater a doença; informações serão usadas na próxima agenda de desenvolvimento global pós-2015.

A ONU lançou campanha online para saber como a organização deve direcionar o combate à aids depois de 2015, o prazo para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio.

O Programa Conjunto sobre HIV/Aids, Unaids, quer colher ideias e visões sobre a doença e o sistema de saúde para saber como eles devem ser tratados na próxima agenda de desenvolvimento global.

Programa

As consultas, que vão até 3 de fevereiro, fazem parte da plataforma pós-2015, “O Mundo que Queremos” e têm três temas principais.

O primeiro é como manter a epidemia do HIV relevante na agenda. O Unaids quer saber também como os princípios e práticas, na resposta contra a doença, podem contribuir para um sistema de saúde mais sustentável e igualitário.

Por fim, a agência da ONU quer saber a opinião do público sobre como reformar o sistema e direcionar os esforços para o fim da epidemia do HIV.

Consultas

A chamada “e-Consulta”, vai ser moderada por um painel de nove especialistas em HIV, direitos humanos, saúde e desenvolvimento.

Juntos com o Unaids, eles irão preparar um relatório que será usado para influenciar nas negociações sobre a nova agenda. Segundo a ONU, a epidemia global do HIV continua sendo uma das maiores causas de morte no mundo.

Para participar do programa, basta clicar no link: http://www.worldwewant2015.org/health

* Publicado originalmente no site Rádio ONU.