A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) é um projeto especial da Secretaria de Educação do estado de Pernambuco. Ela funciona como uma rede social repleta de jogos digitais e atividades que desafiam os jogadores ao longo de uma aventura RPG que enfatiza habilidades cognitivas e colaborativas. Os desafios incluem jogos casuais, enigmas inspirados no ENEM, “wikigames” e jogos de realidade alternativa (ARGs).
Os jogos casuais usam mecânicas clássicas que motivam a aprendizagem periférica, chamando a atenção dos alunos sobre as representações e processos típicos dos diversos domínios de conhecimento.
Os enigmas são integrados com os jogos casuais e motivam os participantes para a aprendizagem direta através da apresentação de conteúdos curriculares de forma a favorecer o diálogo entre os alunos e seus professores.
Os wikigames ajudam os jogadores com suas habilidades de leitura e competências interpretativas, enquanto os ARGs visam construir relações entre os mundos virtual e físico da experiência do estudante.
Juntos, esses desafios atualizam atividades de aprendizagem baseadas no diálogo e na diversão, fazendo da OjE uma plataforma para “jogos conversacionais” na escola.
Com base nesta plataforma, são realizadas competições anuais envolvendo toda a rede estadual. Os alunos formam equipes entre si e com seus professores para responder aos desafios e pontuar em diferentes disputas, a fim de ganharem prêmios virtuais e reais em eventos online e ao vivo durante o ano.
Além disso, a OjE também contribui para o sistema de gestão das escolas com ferramentas de monitoração e de mineração de dados que permitem a visualização do desempenho dos alunos em todos os seus ambientes e desafios, em tempo real. O lema do projeto: aprendizagem com diálogo e diversão!
Veja o vídeo:
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* Veja também no Portal Aprendiz – “Especialistas defendem melhorias na estrutura e atuação de conselhos tutelares“.
** Publicado originalmente no Portal Aprendiz.