Arquivo

Pesquisadores dos Emirados Árabes Unidos estudam o impacto da mudança climática em Abu Dhabi

ABU DHABI, 28 de maio de 2018 (WAM) – As mudanças climáticas podem ter um impacto devastador no meio ambiente, terra e vida cotidiana, e é isso que o professor Taoufik Ksiksi, do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade dos Emirados Árabes Unidos (EAU), está tentando provar.

Seu projeto sobre o impacto da mudança climática no uso da terra em Abu Dhabi analisa como ela se manifesta a partir de perspectivas ambientais e socioeconômicas.

Três meses atrás, o Dr. Ksiksi começou a coletar pesquisas de diferentes grupos, incluindo agricultores, especialistas, profissionais, bem como pessoas que moravam em Abu Dhabi, para analisar o impacto econômico da mudança climática. Isso inclui mudanças notáveis que os residentes tiveram em suas despesas nos últimos 30 anos, relacionadas à mudança no uso da terra, eletricidade e preço da terra, entre outros fatores.

Do ponto de vista ambiental, ele está se preparando para coletar dados de satélite para determinar se quaisquer mudanças podem ser observadas no uso da terra. As imagens analisam as mudanças históricas e futuras nas classes de uso da terra em Abu Dhabi.

Após uma visita ao laboratório do Dr. Ksiksi pelo Dr. Thani bin Ahmed Al-Zeyoudi, Ministro das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, foram fornecidas imagens de satélite para sua pesquisa. “Estamos agora no processo da primeira preparação inicial de imagens, uma vez que elas precisam ser preparadas antes que qualquer análise seja feita. Em seguida, executaremos um conjunto de algoritmos de classificação, depois compararemos essas classes de uso da terra com o que foi feito em imagens de 2005 e veremos o que mudou. Isso levará uns bons 12 meses.

A pesquisa também está sendo conduzida por Latifa Al Balooshi, uma estudante de doutorado dos Emirados, que trabalha nesta área há dois anos. Ela estará visitando um laboratório na Universidade do Golfo, no Bahrein, no próximo semestre, para trabalhar nos processos de classificação e receber experiência prática em sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas.

O estudo também ajudará o governo a planejar o futuro e sugerir o uso de pesquisa e desenvolvimento em maneiras de minimizar o impacto da mudança climática na vida cotidiana, incluindo o uso de energia, eletricidade e o impacto de construções verdes.

 

Os resultados iniciais mostraram um aumento notável nas áreas verdes em Abu Dhabi, especialmente a partir do aspecto das plantações de palmeiras. (#Envolverde)