O cinema brasileiro e demais produtos audiovisuais do país já podem contar, para sua expansão no mercado internacional, com a primeira plataforma digital de financiamento coletivo e venda de conteúdo, específica para o setor, criada no mundo. O MediaFundMarket.com foi lançado no Rio Market, a feira de negócios do Festival do Rio, que reuniu profissionais da indústria cinematográfica de vários países, em palestras, oficinas e encontros de negócios.
Fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a produtora Infinitto, que há 15 anos promove festivais de cinema brasileiro no exterior, o MediaFundMarket é destinado a dois segmentos distintos do setor audiovisual: o de financiamento e o mercadológico.
Por meio da plataforma produtores, roteiristas, artistas e outros profissionais podem inscrever seus projetos, com o valor que necessitam, e terão prazo de 110 dias para captar recursos. A remuneração é 4% sobre os negócios efetivados. Se, no entanto, o projeto não captar ao menos 80% da meta estabelecida, os potenciais investidores recebem seus recursos de volta e o autor não paga nada à plataforma.
No ambiente mercadológico, outro segmento da plataforma, o produtor, que já tiver um filme ou qualquer produto audiovisual pronto, pode depositar esse conteúdo na plataforma e, com isso, ter acesso, por meio de senha, a um banco de dados de compradores de audiovisual do mundo inteiro. A plataforma pode ser usada tanto para contatos com os compradores em potencial como para exibição do produto para esse comprador.
“É uma plataforma inovadora, revolucionária, que vai abrir o relacionamento do setor audiovisual brasileiro, que vai poder receber do mundo inteiro doações para os seus projetos e também vender conteúdo”, disse Adriana Dutra, diretora da produtora que desenvolveu o portal. “É um ambiente onde você encontra financiamento para a sua ideia e comprador para o seu produto”.
Para a proteção contra a pirataria, a plataforma trabalha com um sistema de códigos pelo qual a senha que for passada ao comprador em potencial, para que ele assista ao filme, ficará como marca d’água. “Ninguém vai poder piratear o seu filme por meio da exibição que foi feita no MediaFundMarket”, garante Adriana Dutra.
Com base em sua experiência de 15 anos na divulgação do cinema brasileiro no mercado internacional, ela estima que ao longo dos próximos dois anos, o MediaFundMarket consiga obter financiamento para cerca de cem projetos e, no setor de marketing, em torno de 20 mil exibições para potenciais compradores. “A plataforma vai funcionar como uma continuação do trabalho de difusão realizado no circuito de festivais internacionais do filme brasileiro”, declarou.
* Publicado originalmente no site As Boas Novas.