Arquivo

Porcos-espinhos encontrados em Fujairah

FUJAIRAH, 13 de setembro de 2018 (WAM) – Na sequência do anúncio do mês passado pela Agência Ambiental dos Emirados Árabes Unidos (EAU) – Abu Dhabi (EAD) da descoberta da espécie do porco-espinho na região de Dhafra, em Abu Dhabi, Foi agora anunciado que as espécies esquivas também estão presentes no Parque Nacional Wadi Wurrayah (WWNP) em Fujairah.

Um artigo recém-publicado no Journal of Threatened Fee intitulado “Um primeiro registro confirmado do Porco-espinho indiano Hystrix indica nos Emirados Árabes Unidos”, relata que fotos de porcos-espinhos foram tiradas em dois locais no parque em três ocasiões separadas em 2015 e 2016. O artigo relata que “a ocupação a longo prazo de porcos-espinhos foi confirmada através de pesquisas sociais realizadas em quatro aldeias fronteiriças com a WWNP. Esses achados representam uma subpopulação isolada de H. indica, anteriormente não registrada e muito provável.”

Antes da publicação do artigo, a presença de porcos-espinhos nos Emirados Árabes Unidos só foi conhecida pelo anúncio feito pela EAD no mês passado de que um animal vivo havia sido fotografado por uma armadilha fotográfica na região de Abu Dhabi, em Dha Dhara, em dezembro do ano passado. Acredita-se agora que a identificação EAD original do animal como espécie relacionada, Hystrix cristata, em vez de Hystrix indica, tenha sido errônea.

Com os avistamentos de Wadi Wurrayah que datam de 2015 e 2016, estes agora se apresentam como os primeiros avistamentos registrados nos Emirados Árabes Unidos.

Com distribuição por todo o sudoeste e centro da Ásia e em grande parte do Oriente Médio, incluindo Arábia Saudita e Iêmen, o Porco-espinho-de-crista-indiano é listado como de “menor preocupação” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Os registros novos e isolados nos Emirados Árabes Unidos podem, no entanto, qualificá-lo para ser listado como “Ameaçado” em nível nacional.

A descoberta de Fujairah ressalta a importância do Parque Nacional Wadi Wurrayah em termos da vida selvagem dos Emirados Árabes Unidos. A rara coruja Omanense, Strix omanensis, foi descoberta nos Emirados Árabes Unidos pela primeira vez no parque em 2015, enquanto, desde 2009, 20 espécies de mamíferos, mais de 300 espécies de plantas e 25 das 30 espécies de libélulas e donzelas dos EAU foram gravado lá.

Eng. Mohammed Saif Al Afkham, Diretor Geral do Município de Fujairah, destacou a importância da descoberta do porco-espinho, que, segundo ele, enfatizou a importância do Parque Nacional Wadi Wurrayah, não apenas localmente, mas também globalmente, como um local de pântano Ramsar internacionalmente reconhecido. Também foi declarado em julho deste ano como a 2ª Reserva da Biosfera da UNESCO nos Emirados Árabes Unidos. (#Envolverde)