Presidente do IPCC pede esperança no combate a mudanças climáticas

Para Pachauri, os líderes políticos deveriam evitar ser superados pela aparente desesperança. Foto: Kris Krüg for PopTech
Para Pachauri, os líderes políticos deveriam evitar ser superados pela aparente desesperança. Foto: Kris Krüg for PopTech

 

O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Rajendra Pachauri, cobrou de lideranças políticas que não percam a esperança diante do que considerou um enorme desafio de enfrentar as mudanças climáticas. “Não é impossível”, disse, na abertura da 40ª semana de reuniões em Copenhague, na Dinamarca.

Para Pachauri, os líderes políticos deveriam evitar ser superados pela aparente desesperança ao lidar com o tema das mudanças climáticas. “Não será fácil. Uma grande quantidade de trabalho e de altos obstáculos nos aguarda. Mas é possível. Ainda temos tempo para construir um mundo melhor e mais sustentável. Ainda temos tempo para evitar impactos mais sérios nas mudanças climáticas”.

Cientistas e representantes de governos devem divulgar na sexta-feira, 31 de outubro, o esboço de um documento final a ser publicado domingo, 2 de novembro.

* Publicado originalmente no site EcoD.