Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 27/7/2016 – O avião Solar Impulse 2 pousou,no dia 26, no aeroporto de Al Bateen, de Abu Dhabi, um dos Emirados Árabes Unidos, após dar a volta ao mundo sem utilizar uma só gota de combustível fóssil, mas apenas energia solar.O último trecho da viagem foi o pior, pois o comandante Bertrand Piccard teve que enfrentar turbulências durante toda a viagem, até chegar a Abu Dhabi, de onde havia partido em março do ano passado.
Com seu copiloto, AndreBorschberg, Piccard voou mais de 40 mil quilômetros por mais de 500 horas, percorrendo 16 trechos, em uma aventura patrocinada pela Masdar. A dupla quebrou oito marcas.“É a viagem de toda uma vida. Foi um momento com que sonhei e queria compartilhar com todo o mundo em uma mensagem para que o futuro seja limpo”, declarouo piloto à imprensa.
Piccard agradeceu pela confiança nele “para algo que era uma loucura total. Sempre estão comigo na cabine. Escolheram a aventura, a exploração, escolheram fazer algo incrível e agradeço muito. No começo não sabia se era uma boa ideia. Penso que voltou a ser uma grande ideia”, disse se referindo ao pessoal da torre de controle.“Poder ver os quatro motores recebendo energia do sol. Vê-los é como ficção científica, é como mágica, mas é a realidade e o futuro”, afirmou antes de pousar.