ABU DHABI, 6 de agosto de 2018 (WAM) – Um roadshow que destaca os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) Research for the Rain Enhancement Program (REP) concluiu uma série de reuniões com cientistas das principais instituições de pesquisa globais nas cidades russas de Moscou, São Petersburgo e Obninsk.
Lançado pelo Ministério de Assuntos Presidenciais dos Emirados Árabes Unidos e gerenciado pelo Centro Nacional de Meteorologia (NCM), o engajamento internacional do Programa de Pesquisa dos Emirados Árabes Unidos já garantiu sua posição de liderança na busca global dos desafios da segurança hídrica através de pesquisa científica e técnica inovadora.
Em relação à visita, o Dr. Abdulla Al Mandous, Diretor do NCM, disse: “Nossas visitas ao roadshow são de grande importância para o Programa de Melhoria da Chuva dos Emirados Árabes Unidos. Através desse envolvimento, estamos procurando estabelecer uma estreita cooperação de pesquisa com os principais cientistas do mundo inteiro, convidando-os a se unirem aos esforços dos Emirados Árabes Unidos para enfrentar os crescentes desafios da segurança hídrica global. Além disso, através do seu alcance global cada vez maior, o programa demonstra ainda mais o papel pioneiro dos Emirados Árabes Unidos no desenvolvimento de soluções avançadas de segurança hídrica para o benefício daqueles em risco de escassez de água. ”
Após uma visita ao Lebedev Physical Institute da Academia Russa de Ciências em Moscou, a equipe se reuniu com especialistas da Associação Científica e Produtiva do Serviço Hidrometeorológico Russo em Obninsk, da Universidade Hidrometeorológica do Estado Russo e do Observatório Geofísico Principal em São Petersburgo.
Um dos destaques do roadshow foi uma reunião com um terceiro ciclo premiado do programa, Dr. Ali Abshaev, e sua equipe no Lebedev Physical Institute. A delegação recebeu atualizações sobre o andamento de seu projeto de pesquisa, intitulado “A criação de reformas para a formação de nuvens artificiais e chuvas”.
O Dr. Abshaev é Professor Associado no Centro de Pesquisa de Supressão de Granizo na Rússia e Chefe do Laboratório de Modificação do Tempo no Instituto Geofísico de Alta Montanha do Serviço de Hidrometeorologia da Rússia. Ele está liderando um projeto de pesquisa com o objetivo de estimular a convecção e a precipitação.
Alya Al Mazroui, Diretora do Programa de Melhoria da Chuva, dos Emirados Árabes Unidos, observou: “A pesquisa e o monitoramento originais, conduzidos por muitos dos cientistas que conhecemos, poderiam complementar significativamente as ideias criativas atualmente exploradas por nossos programadores. Ao nos envolvermos continuamente com as partes interessadas em todo o mundo, estamos incentivando os avanços mais inovadores dos principais pesquisadores que trabalham no campo do aprimoramento da chuva.” (#Envolverde)