San Diego, Estados Unidos, 2/9/2015 – A próxima geração de tecnologias para dessalinizar a água usando energia renovável será importantíssima para cobrir as necessidades de água do Estado norte-americano da Califórnia e melhorar sua resiliência à seca que o afeta, segundo a Masdar, com sede em Abu Dhabi, um dos Emirados Árabes Unidos.
A Masdar participa do Congresso Mundial de Dessalinização Solar Internacional, na cidade de San Diego, onde serão apresentados vários painéis e é esperada a presença de milhares de profissionais da tecnologia hídrica.
Com 1,3 milhão de habitantes, a oitava cidade dos Estados Unidos busca cobrir suas próprias necessidades em matéria de fornecimento de água com a construção de uma usina de dessalinização de US$ 1 bilhão, que estará operacional no ano que vem. Afetada pela seca pelo terceiro ano consecutivo, as municipalidades da Califórnia estudam a construção de 15 unidades de dessalinização.
Com exceção de San Diego, o restante está em fase de planejamento por questões financeiras e ambientais. Mas a unidade-piloto de Ghanttot, em Abu Dhabi, poderia ser uma solução no longo prazo para as municipalidades californianas. “No tocante à segurança hídrica, o mundo deve olhar os Emirados Árabes Unidos, pois o país tem que manter o crescimento econômico e, nos últimos anos, priorizou o desenvolvimento sustentável”, disse Ahmad Belhoul, diretor-geral da Masdar. Envolverde/IPS