Projeto de leitura mobiliza jovens em Anita Garibaldi (SC)

anita_projeto-2-280x162Inspirada pela proposta do terceiro Ciclo do projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE, que tem como foco a comunidade e seus espaços de leitura, a mobilizadora Cleonice Godoy buscou desenvolver uma ação capaz de identificar esses espaços em sua cidade, Anita Garibaldi (SC). “Como o município possui apenas uma biblioteca, tivemos que buscar outras opções, pois a maioria da população não frequenta o espaço. Então, decidimos levar a leitura até as pessoas e, assim, convidá-las para frequentarem a biblioteca”, contou.

A iniciativa é chamada de Amigos da Leitura e foi inspirada no trabalho das Fiandeiras, apresentado ao grupo de mobilizadores durante a 2ª oficina, realizada em agosto de 2013. As Fiandeiras são sete moradores da comunidade do Real Parque, em São Paulo (SP), que se reúnem aos finais de semana para fazer mediações de leitura e ouvir histórias de outros moradores.

Cleonice reuniu um grupo de alunos das escolas públicas da região que saiu pelas ruas do município contando histórias de porta em porta. “O grupo se reúne aos sábados e se instala em um ponto da cidade com panos coloridos e livros cedidos pela biblioteca municipal. Posteriormente, os alunos vão de casa em casa para fazer as leituras e chamar o morador para frequentar a biblioteca, incentivando-o a ler mais”, explicou.

anita_projeto--280x175Para a divulgação do projeto, o grupo de mobilizadores contou com diversas parcerias. “Para a concretização do Amigos da Leitura, fizemos algumas parcerias. Uma delas foi com os veículos da imprensa local. Foi feita uma programação com os horários de saída dos alunos e divulgada na rádio, em página do Facebook e nas escolas onde os alunos estão”, afirmou.

Segundo a mobilizadora, o maior resultado da ação é a satisfação dos alunos em poder proporcionar momentos educativos através da leitura e da participação da comunidade. “As pessoas estão sempre agradecendo pela realização das ações e incentivando a continuidade do grupo. Acredito que é com pequenas iniciativas que a comunidade passa a reconhecer a importância da leitura para o desenvolvimento do município”, relatou.

Cleonice espera que a ação tenha ajudado a despertar o interesse da comunidade local pela leitura e pela Educação de modo geral. “Espero que cada um faça a sua parte, divulgando livros e compartilhando histórias com familiares e amigos para que a ação se multiplique cada vez mais. Realizamos a ação por quatro finais de semana seguidos e espero dar continuidade aos Amigos da Leitura, que ainda vão plantar muitas coisas boas na comunidade”, declarou.

* Publicado originalmente no site Blog Educação.