Em um estudo realizado com modelos animais, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, mostram que a proteína da soja – encontrada no leite, iogurte ou no tofu – ajuda a diminuir o acúmulo gordura e triglicerides no fígado de pessoas obesas.
Proteína da soja ajuda a eliminar gordura no fígado“Quase um terço dos adultos americanos têm doença do fígado gorduroso (esteatose hepática), muitos sem apresentar sintomas”, explicou Hong Chen, principal autora do estudo. “A obesidade é um fator de risco para esta condição, que pode levar à insuficiência hepática.”
Ela explica que a gordura é metabolizada no fígado e com a obesidade o transporte de gordura para o tecido adiposo diminui até o ponto em que o fígado a acumula. “Quando isto acontece em um órgão que deveria armazenar gordura, a função vital deste órgão fica perigosamente comprometida”, observa.
Para seu estudo, Chen e sua equipe fizeram um comparativo entre os fígados de ratos magros e obesos, alimentados com uma dieta contendo leite ou proteína de soja.
Eles não encontraram diferença entre os animais magros, mas os obesos alimentados com soja mostraram uma redução de 20% nos níveis globais de acúmulo de gordura no fígado. Os triglicérios, ou triglicerides, um tipo de gordura prejudicial ao coração, foram reduzidos pelo mesmo nível. Em outras palavras, a soja pode proteger contra a esteatose hepática associada à obesidade.
Além disso, os pesquisadores descobriram que a proteína de soja ajuda a corrigir o caminho da gordura no fígado. “Em muitas pessoas obesas, há uma espécie de problema de tráfego, e quando a gordura consegue seguir o seu caminho para fora do fígado, há menos pressão sobre este órgão. Comer proteína de soja, a partir de fontes tais como tofu e iogurte, parece aliviar um pouco a tensão sobre o fígado gorduroso”, finaliza.
Os resultados foram apresentados durante encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, realizada em conjunto com o encontro de Biologia Experimental 2012, em San Diego.
* Publicado originalmente no site O que eu tenho.