Arquivo

QATAR: Interceptação perigosa de aeronaves civis de Emirados

ABU DHABI, 17 de janeiro (WAM) – A Associação dos Emirados para os Direitos Humanos condenou o Qatar por interceptar dois aviões civis dos Emirados Árabes Unidos com aviões de guerra, que viajavam para o Bahrein em diferentes rotas, respeitando autorizações e aprovação internacionalmente reconhecidas.

O fato constitui uma violação flagrante das normas internacionais em matéria de transporte aéreo, aprovada pela Convenção de Aviação Civil de Chicago, em 1944, e suas consequentes alterações, bem como as normas de segurança da aviação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), disse a organização emirati na terça 16.

“A interceptação de aeronaves civis emirati ameaça a segurança dos passageiros civis e espalha o medo”, acrescentou.

A organização emirati pediu à OACI que realize uma investigação do incidente e tome as medidas necessárias, conforme previsto nas convenções internacionais.

Também exortou o governo do Qatar a respeitar as normas e regras do direito internacional e seu compromisso no âmbito dos tratados internacionais assinados, bem como evitar a realização de atos que põem em perigo a vida de civis inocentes. (Envolverde)