Arquivo

“Que tal organizar uma festa mais sustentável?” – Entrevista com Bel Postigo.

Com mais de 10 anos de experiência em organização de casamentos e eventos públicos, corporativos e sociais, especialista Isabel Postigo acredita que é possível ser criativo, autêntico e fazer um evento mais sustentável.

As festas de final de ano já estão chegando. Confraternização no trabalho, festas para reunir amigos e familiares, sem contar as tão esperadas festas de Natal e Ano Novo. Isabel Postigo, formada em publicidade e propaganda, mas com mais de uma década de experiência em cerimonial e organização de eventos, conta que tem investido em festas mais sustentáveis. Ela acredita que tanto quem trabalha com na área, quanto quem quer ou precisa organizar um evento caseiramente, pode aderir às boas práticas de sustentabilidade e deixar os convidados ainda mais satisfeitos.

“É muito desagradável ir a uma festa e ver, ao final, aquele monte de lixo: restos de alimentos misturados com produtos que poderiam ser reutilizados, desperdício de comida, restos de bebidas”, afirma Bel Postigo, como gosta de ser chamada. E acrescenta: “o fim de festa nestas circunstâncias pode ser evitado quando quem organiza opta por alguns cuidados básicos”.

Confira a seguir algumas dicas de Bel Postigo.

O que você observa quando organiza um evento?

Em mais de 10 anos trabalhando com eventos, muitas coisas aconteceram que acabaram me chamando a atenção, principalmente, em relação à sustentabilidade.

Vou dar um exemplo. É certo que em eventos como casamentos e em algumas outras festas que são servidos cardápios mais sofisticados, o uso de guardanapo de tecido é obrigatório. Isso diminui o uso de guardanapos de papel, que são muito desperdiçados.

Vemos um grande acúmulo de lixo de forminhas para docinhos, de plástico e papel e de apetrechos para balada: colares, piscas, neons, chapéus, óculos, chuva de papel picado, etc. Tudo isso pode ser usado, mas com moderação.

O que você sugere para diminuir esse consumo de descartáveis?

Eu procuro sempre usar pratos, talheres e copos de uso permanente (vidro, louça, cristal, metal). Isso contribui também para a sustentabilidade, evitando o uso de descartáveis.

É possível se preocupar com o meio ambiente e levar em conta toda a preocupação em atender bem um cliente?  Como?

Com certeza é possível. Pensando numa festa com menos produtos descartáveis e mais produtos duráveis. Se a pessoa não tem, uma dica é alugar. Evitar as forminhas de doces decoradas, que precisam de outras forminhas. Contratar DJ que não use máquinas para soltar papel picado, que geram uma enorme quantidade de lixo. Diminuir a quantidade de flores, preferindo decorações mais simples.  Contratar barman que use copos de vidro, escolher lembrancinhas que sejam úteis ou, até, que sejam de comer. E, claro, procurar conversar com o  buffet sobre o cálculo correto da comida, de forma que não falte, mas também não tenha exageros.

E com relação ao desperdício de comida?

Este é uma das coisas que mais me chama atenção. A Vigilância Sanitária proíbe, com razão, a doação das sobras dos alimentos. Como não é possível ter controle, em grande escala, se os alimentos que sobram estão em condições de consumo, é complicado sair doando. Mas, os buffets tem oferecido ao dono da festa a possibilidade de levar os alimentos que foram feitos em demasia e que não ficaram expostos.

Quais são as dicas para quem vai organizar o seu próprio evento e quer torna-lo mais sustentável?

Algumas dicas são: buscar produtos certificados, produtos naturais e orgânicos. Prestar atenção na quantidade e na qualidade. Isso quer dizer que às vezes compramos um monte de descartáveis, gastamos menos, mas geramos mais lixo, quando poderíamos investir em alguns produtos duráveis e usá-los em outros eventos. Também vale prestar atenção na saúde e buscar alimentos mais saudáveis.

Outra dica muito boa é alugar os materiais, como pratos, talheres, copos, taças de vidro, louça, etc. Apesar de serem um pouco mais caros, deixam o evento mais bonito e lógico, sustentável.

Dicas para deixar sua festa ainda mais sustentável:

Escolha fornecedores responsáveis
Ao produzir a festa, não compre produtos piratas ou contrabandeados
Escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis
Avalie bem quando comprar a prazo
Cuidado com o exagero de enfeites
Decore conscientemente