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Redução de emissões e empresas: um caminho longo

A integração das mudanças no clima às estratégias de negócios é algo presente nas empresas, porém, ainda é necessário um avanço significativo para que as ações de mudanças climáticas deixem de ser entendidas como táticas e passem a ser tratadas como estratégicas pelas companhias em todo o Brasil. É o que mostra o sumário executivo da edição 2014 do Programa CDP Supply Chain no Brasil: “Gestão das mudanças climáticas na cadeia de valor: desafios e conquistas”, lançado pelo CDP (anteriormente Carbon Disclosure Project), organização internacional que atua junto a empresas,investidores e cidades de todo o mundo para prevenir as mudanças climáticas e proteger os recursos naturais. De acordo com o relatório, poucas empresas possuem iniciativas ativas de redução de emissões. Por outro lado, os setores de Bens de Consumo, Financeiro, TI, Serviços de Telecomunicações e de Utilidades se destacaram ao longo do ano por apresentarem percentuais maiores de redução. O documento revela que 64% das grandes companhias afirmam não possuir metas ativas de redução de emissões. Já entre as pequenas e médias empresas, esse percentual sobe para 75%. O sumário foi elaborado pelo CDP em parceria com a Gestão Origami, também responsável por implementar a metodologia de scoring do CDP para avaliar as empresas participantes do Programa Supply Chain no Brasil. Para tanto, foram analisadas as respostas de 140 fornecedores brasileiros à solicitação de 66 empresas-membro do programa em 2014 e que representam US$ 1.3 trilhão em poder aquisitivo, e incluem organizações como Ford, Unilever, Walmart, Banco Bradesco, Braskem e Marfrig, entre outras. (Envolverde)