Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 14/8/2015 – As relações bilaterais entre Emirados Árabes Unidos e Austrália registraram notável avanço nos últimos anos, após a troca de notas que forjaram os laços diplomáticos entre os dois países, em agosto de 1975. Desde a abertura da embaixada dos Emirados na cidade de Canberra, em 1997, os dois países têm prolongadas relações bilaterais comerciais em setores como petróleo, gás, mineração, carnes, pecuária e outros. Também têm laços de cooperação em matéria militar, de defesa e segurança.
Mas os vínculos também cobrem outras áreas, como saúde, cultura, educação e aviação. As empresas Emirates Airlines e Etihad Airways operam voos para a Austrália, enquanto a Virgin Australia tem outra rota de Sidney para Abu Dhabi. Também há muitos turistas australianos que vistam os Emirados, bem como emiratenses que viajam à Austrália.
O comércio não petroleiro registrou enorme crescimento em 2014. Em matéria de educação, há mais de mil emiratenses estudando na Austrália e cerca de seis mil se formaram em centros que duas universidades australianas mantêm em Dubai.
Entre 2010 e 2015, a Austrália recebeu o ministro das Relações Exteriores dos Emirados, xeque Abdullah bin Zayed Al Nahyan, o ministro da Economia, Sultan bin Said Al Mansouri, o ministro de Estado, Rim Ibrahim Al Hashemi, e a ministra de Desenvolvimento e Cooperação Internacional, xequesa Lubna bint Jalid Al Qasimi.
No mesmo período, altos funcionários australianos visitaram os Emirados, como o vice-primeiro-ministro, Tony Abbott, o ministro de Comércio e Investimentos, bem como a última visita do governador-geral da Austrália, Peter Cosgrove. Envolverde/IPS