Arquivo

Resgate de refém é advertência para terroristas

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 25/8/2015 – A esta altura, a família e os amigos de Robert Semple devem estar comemorando a notícia de sua libertação, “uma demonstração de até onde estão dispostos a chegar os Emirados Árabes Unidos para defender nosso estilo de vida”, afirmou o jornal local em inglês The National. O engenheiro britânico foi refém da rede extremista Al Qaeda na península Arábica durante 18 meses, antes de sua libertação graças a uma operação de inteligência militar dos Emirados.

“Esse país compreende a natureza do terrorismo moderno. Nos afeta. Vemos como nossos vizinhos são atacados e desestabilizados. Vimos com a cultura árabe fica prejudicada e a reputação da religião muçulmana é tergiversada por ideologias violentas e grupos brutais”, pontuou o jornal.

Nesse contexto, os Emirados mantiveram seu modelo de tolerância e abertura. Não fechamos nossas portas ao mundo nem mudamos quem somos. Não permitiremos que o terrorismo mude nossa forma de vida ou no que nos convertemos. Mas não poremos fim a este flagelo apenas garantindo nossa própria sociedade”, advertiu o The National.

“Nossa prosperidade e segurança estão relacionadas com as de nossos vizinhos. Por isso os Emirados tomaram a difícil decisão de intervir no Iêmen, ao lado do governo legítimo. Foi uma decisão dolorosa, mas necessária se queremos derrotar o flagelo”, destacou o jornal. Envolverde/IPS