Arquivo

Revisão da 4ª Fase do Progresso do Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum

DUBAI, 20 de setembro de 2018 (WAM) – Saeed Mohammed Al Tayer, diretor executivo e diretor executivo da Autoridade de Água e Eletricidade de Dubai (DEWA), visitou o Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum para analisar o progresso de sua quarta fase de 700 megawatts, o maior investimento em um projeto de energia solar concentrada (CSP) no mundo.

O parque solar é um dos projetos mais importantes que apoiam a Estratégia de Energia Limpa de Dubai 2050 com uma capacidade total de 5.000 MW até 2030 e investimentos no valor de AED50 bilhões (USD13.5 bilhões). Através de seus projetos, o parque contribuirá para acelerar a mudança de Dubai para a energia solar.

Al Tayer foi informado sobre o progresso de Abdul Hamid Al Muhaidib, diretor executivo da Noor Energy 1, lançado em parceria entre a DEWA, ​​a ACWA Power da Arábia Saudita e o China’s Silk Road Fund. Ele enfatizou a necessidade de aderir aos mais altos padrões de saúde, segurança e qualidade do projeto, bem como executá-lo de acordo com o cronograma.

Esta fase é o maior projeto de investimento do mundo utilizando o CSP em um único local e é baseado no modelo Independent Power Producer (IPP), gerando 700 MW de energia limpa. O projeto terá a torre solar mais alta do mundo, a 260 metros, e a maior capacidade de armazenamento de energia térmica no mundo de 15 horas, o que permite a geração de energia durante todo o dia.

O projeto fornecerá energia limpa para mais de 270.000 residências em Dubai, reduzindo 1,4 milhão de toneladas de emissões de carbono por ano. O projeto utilizará duas tecnologias para a produção de energia limpa: um complexo de bacia parabólica de 600MW e uma torre solar de 100MW, em uma área total de 43 quilômetros quadrados. Este projeto, que conta com um investimento de AED14,2 bilhões (USD3,8 bilhões), alcançou o menor custo nivelado de eletricidade (LCOE) de US $ 7,3 centavos por quilowatt / hora (kW / h).

O Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum é o maior parque solar de um único local do mundo, baseado no modelo IPP. Ela irá gerar 5.000MW até 2030. A primeira fase fotovoltaica de 13MW entrou em operação em 2013.

A segunda fase fotovoltaica de 200MW do parque solar foi lançada em março de 2017. A terceira fase fotovoltaica de 800MW estará operacional até 2020, e a primeira fase da quarta fase de CSP de 700 MW será comissionada no quarto trimestre de 2020. (#Envolverde)