Tania Patriota, que será a nova vice-representante especial para a Colômbia e vice-chefe da Missão das Nações Unidas no país, tem mais de 20 anos de experiência no Sistema ONU.
Por Redação da ONU Brasil –
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou nesta quinta-feira (12) a nomeação da brasileira Tania Patriota como sua vice-representante especial para a Colômbia e vice-chefe da Missão das Nações Unidas no país.
Tania Patriota tem mais de 20 anos de experiência no Sistema ONU, trabalhando para promover o desenvolvimento e apoiar a resposta a crises. Nos últimos 13 anos, Patriota trabalhou com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Haiti, Colômbia e Mongólia, além de posições na sede da ONU em Nova York.
Durante seus quatro anos como representante residente na Colômbia, ela forneceu liderança estratégica geral para a promoção das atividades do UNFPA no país, incluindo a coordenação da resposta humanitária da agência em desastres naturais e em áreas afetadas por conflitos.
Como representante residente do UNFPA no Haiti, participou da resposta humanitária do Sistema das Nações Unidas logo após o terremoto de 2010. Possui vasta experiência nas áreas de saúde pública internacional, população e desenvolvimento, bem como em prevenção e resposta à violência baseada no gênero.
Tania Patriota é mestre em Saúde Pública pela Universidade de Columbia, EUA, com formação em Psicologia Cognitiva e Experimental e Cálculo Numérico pela Universidade de Genebra, na Suíça. Nascida em 1953, é casada e tem dois filhos. (ONU Brasil/ #Envolverde)