Segunda edição do Sustainable Brands Rio discute tendências e inovações dos negócios

Empresas vão mostrar casos concretos de transformação de problemas em oportunidades, de forma criativa e compartilhada  São Paulo, março de 2014 – Entre os dias 24 e 25 de abril de 2014 acontece a SB Rio 14 (sbrio14.com.br).

Atualizado em 03/04/2014 às 10:04, por Ana Maria.

Sustainable Brands Rio 2014

Empresas vão mostrar casos concretos de transformação de problemas em oportunidades, de forma criativa e compartilhada 

São Paulo, março de 2014 – Entre os dias 24 e 25 de abril de 2014 acontece a SB Rio 14 (sbrio14.com.br). O evento faz parte da plataforma Sustainable Brands, que é a maior comunidade internacional de aprendizagem, focada em compreender e alavancar o papel da marca na construção de um futuro próspero.

Realizada pelo segundo ano consecutivo no Rio de Janeiro, SB Rio 2014 compõe uma rede global de conferências Sustainable Brands, que inclui San Diego, Londres e Istambul. A edição brasileira é organizada pela Report Sustentabilidade, em parceria com a Sustainable Life Media e uma ampla rede de apoiadores e patrocinadores no Brasil e no Exterior.

A Conferência Internacional Sustainable Brands Rio 2014 acontecerá no Centro de Convenções da SulAmérica (CCSA), no centro do Rio de Janeiro. A SB Rio 14 deverá reunir 600 profissionais da rede global de líderes de empresas dedicados a encontrar novas maneiras – sustentáveis – de conduzir negócios. Foi impulsionada pelo sucesso da primeira edição, ocorrida em maio do ano passado. Para este ano, já estão confirmados como palestrantes:

 

  • Richard Barrett, especialista na transformação da cultura corporativa por meio de valores;
  • Raphael Bemporad, fundador da agência de branding americana BBMG;
  • Yacoff Sarkovas, CEO da Edelman Significa, reconhecido internacionalmente como um dos melhores especialistas em construção de marcas por meio de causas e conteúdos da América Latina;
  • Alex Pryor, reconhecido por criar um modelo de negócios que une proteção ambiental e geração de renda para as comunidades indígenas da Argentina e do Paraguai também fundador da empresa de erva-mate argentina Guayaki;
  • Tom Szaky, CEO da TerraCycle, empresa que cria produtos a partir de materiais difíceis de serem reciclados ou que não possuem destinação adequada,
  • Christopher Lukezic, diretor de Comunicações Internacionais do Airbnb, serviço que conecta pessoas interessadas em alugar seu imóvel a quem busca a experiência de se acomodar em um lar de verdade;
  • Raplph Schweens, presidente da BASF para a América do Sul;
  • Eduardo Srur, artista visual conhecido por suas intervenções urbanas. São críticas conceituais que despertam a consciência e o olhar para uma nova estética e o entendimento das artes visuais;
  • Gonzalo Muñoz, fundador do Sistema B na América Latina, que apresenta o case de reinvenção da indústria de reciclagem no Chile, com a TriCiclos. A TriCiclos é uma empresa B que tem desenvolvido ferramentas que apontam o impacto ambiental de cada pessoa em sua comunidade, e uma das soluções mais emblemáticas colocada por esta é o “Punto Limpio”, um espaço onde as pessoas podem levar seus resíduos inorgânicos para a posterior reciclagem, e nesses locais, as pessoas aprendem ainda um pouco mais sobre sustentabilidade e consumo responsável. Além disso, a empresa desenvolveu alguns modelos de impacto social.

 

As apresentações que sustentam a programação da SB Rio 14 serão de casos concretos de empresas brasileiras e do Exterior que transformam problemas em oportunidades, inovam modelos de negócios e ocupam espaços na nova economia, mais criativa, compartilhada e circular (que fecha os ciclos produtivos). Assim como ocorreu na SB Rio 2013.

Uma das novidades da SB Rio 14 são as Sessões Experienciais temáticas em comunidades cariocas, em que são desenvolvidas atividades e projetos de cunho socioambiental e que demonstrarão, na prática, como as marcas podem se alinhar às demandas da sociedade. As atividades acontecem nos dias 24 e 25 de abril, no período da tarde.

Uma das práticas que serão apresentadas é a Light Recicla, do Grupo Light, na Comunidade Santa Marta. O trabalho desenvolvido tem como foco a troca de lixo por desconto na conta de luz. A ideia inovadora se transformou no projeto sustentável Light Recicla, que hoje atende as comunidades Santa Marta e seu entorno (Botafogo e Humaitá), Chapéu Mangueira, Babilônia, Rocinha, Chácara do Céu, Cruzada São Sebastião, Morro dos Cabritos e Ladeira dos Tabajaras. Por meio da ação, o Grupo Light disponibiliza ecopontos para cadastro dos participantes, que recebem o cartão do cliente e passam a entregar materiais recicláveis em troca de descontos em sua conta de luz.

Outra prática que será apresentada é a ação do Itaú Microcrédito e como essa iniciativa vem transformando a realidade de comunidades no Rio de Janeiro. Juntamente com a AOKA, empresa de design de experiência, o Itaú levará os participantes do SB Rio 14 até a comunidade do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A intenção é conhecer a comunidade pelos olhos de um empreendedor local, que é cliente do programa, para conhecer como é a relação do banco com a comunidade. A visita contará com anfitriões da comunidade e da empresa

Haverá ainda o Sustainable Brands Innovation Open, competição de start-ups que oferecem produtos e serviços que utilizam a sustentabilidade como direcionador da inovação. Somente dez competidores vão ter a oportunidade participar da Conferência, assistindo a dois dias de apresentações de marcas influentes, pensadores e especialistas. Além disso, duas startups serão as grandes vencedoras – escolha da audiência e escolha do júri especial – em que aquela que levar os votos do corpo de jurado, irá receber um prêmio em dinheiro (além do que será arrecadado via fanpage) e apoio de consultorias parceiras do SB Rio. Os prêmios da audiência e do júri especial incluem recurso financeiro e apoio de consultorias.

Para ajudar essas novas empresas a alavancar seus negócios, a Conferência Sustainable Brands Rio 2014 promove em sua página no Facebook a campanha “1 like = R$1,00”. A cada novo curtir na fanpage, um real (R$1,00) será doado para a start-up ganhadora. A ideia é, a partir do conceito de financiamento coletivo, arrecadar recursos financeiros para acelerar as ideias inovadoras das empresas participantes do concurso. A promoção começou às 00h do dia 12 de março e vai até as 23h59 do dia 23 de abril de 2014, véspera do início da Conferência, no endereço facebook.com/SustainableBrandsRio.

Evoluções na tecnologia e na concepção do evento irão proporcionar maior conforto e comodidade ao público. Um aplicativo, já testado e desenvolvido para a SB San Diego, facilitará o networking entre a audiência e os palestrantes, além de oferecer todas as informações sobre a programação e conteúdos adicionais.

O espaço da conferência, projetado pelo Atelier Marko Brajovic, foi pensado para facilitar o tanto o networking quanto o trabalho, assim os participantes poderão utilizar os ambientes do evento como extensões de seus escritórios, para realização de reuniões presenciais ou por telefone, respondendo mensagens e conciliando a presença no evento com as demandas urgentes de sua rotina profissional.

Para saber mais sobre o Sustainable Brands Rio 2014 acesse:http://sbrio14.com.br/

Sobre a SB Rio 14: A conferência será realizada nos dias 24 e 25 de abril, com atividades pós-evento no dia 26, no Centro de Convenções SulAmerica (CCSA).  O evento será organizado em plenárias, com apresentações de líderes empresarias e especialistas; Expo que destaca 16 iniciativas concretas de empresas nacionais e internacionais de transformação do ambiente de negócios; Sessões Temáticas, com aprofundamento dos assuntos centrais da Nova Economia e, ainda, a SB Innovation Open, competição entre start-ups que nascem com soluções inovadoras em tecnologias e arranjos de negócios.

Sobre a Conferência: Sustainable Brands é uma comunidade global que se propõe a repensar o papel das marcas corporativas e sua capacidade de gerar valor, fortalecer tendências e disseminar soluções sustentáveis para a sociedade. Ao longo das suas sete edições, a conferência se consolidou como um dos principais encontros de lideranças empresariais que trabalham por meio da colaboração, do aprendizado e da troca de experiências. Desde 2013, iniciou a construção de uma rede global de conferências, que já conta com cinco eventos: Rio, San Diego, Istambul, Buenos Aires e Londres.

Sobre a Report Sustentabilidade: há 11 anos, a Report Sustentabilidade desenvolve soluções integradas de Consultoria, Comunicação e sistematização de Conhecimento, com o objetivo de criar condições para integrar a sustentabilidade à gestão e à estratégia de negócios. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, possui amplo portfólio de clientes, o que possibilita acessar iniciativas atuais, experiências pioneiras e tendências futuras no campo da sustentabilidade.


    Leia também: