Arquivo

Simpósio da ECSSR: Especialistas elogiam os esforços dos Emirados Árabes Unidos para combater o terrorismo

ABU DHABI, 9 de maio de 2018 (WAM) – Especialistas do 49º simpósio organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Estratégicas da Emirates (ECSSR) disseram que os Emirados Árabes Unidos (EAU) perceberam cedo os perigos do terrorismo e tentaram se confrontar e apoiar os esforços para eliminá-lo, de acordo com uma estratégia abrangente, destacando as importantes contribuições regionais e internacionais do país.

O simpósio, realizado ontem, abordou a questão do terrorismo na região e os mecanismos para enfrentá-lo, especialmente depois das pesadas perdas do Daesh na Síria e no Iraque, e seu movimento em direção a novas áreas para fortalecer sua influência.

O Dr. Jamal Sanad Al Suwaidi, Diretor-Geral da ECSSR, abriu o seminário, que contou com a participação de diplomatas, oficiais militares, acadêmicos e jornalistas.

Ele destacou a importância do seminário, à luz do crescente número de grupos terroristas, principalmente Daesh, e acrescentou que o terrorismo é “maligno” e representa graves perigos, incluindo a morte de pessoas inocentes, a destruição de infraestrutura e a disseminação da violência no mundo.

O general (aposentado) Jehangir Karamat, ex-chefe do Estado Maior do Paquistão, destacou os perigos do terrorismo para a estabilidade regional e destacou que certos grupos terroristas são capazes de se espalhar para outros países, como o Daesh, que se infiltrou em muitos países dentro e fora do Oriente Médio e tem um número crescente de recrutas.

Ele acrescentou que os grupos terroristas sempre visam aproveitar as frágeis condições econômicas e sociais, recrutando novas pessoas. Ele explicou que esses grupos se concentram em áreas de conflito, devido à ausência de autoridades centrais efetivas.

Os participantes concluíram que qualquer estratégia bem-sucedida para eliminar o terrorismo também deve eliminar suas causas políticas, econômicas, culturais e sociais, bem como melhorar a segurança cibernética e proteger sua juventude. (#Envolverde)