Foi em casa, assistindo notícias sobre os deslizamentos de terra no verão de 2010, que a publicitária Cristiana Soares teve a ideia de usar seus conhecimentos em comunicação para ajudar as vítimas: a partir da mobilização de usuários do Twitter ela criou um site colaborativo, que reúne informações importantes sobre como auxiliar os atingidos.
Com os desastres desse ano, o Projeto Enchentes redobrou as forças e passou a divulgar notícias, campanhas e pontos de doações. “Deixei claro logo de começo que não queria fazer assistencialismo e nem caridade. Que a ideia era prestação de serviço, dentro das nossas possibilidades como profissionais da comunicação”, conta Cristina no texto de apresentação do projeto.
O site reúne um clipping de notícias da grande imprensa sobre enchentes e deslizamentos de terra, textos sobre projetos para ajudar os desabrigados e locais de doações. Há também um mapa colaborativo, onde os internautas podem referenciar áreas de inundação, deslizamentos de terra, estradas bloqueadas e rotas alternativas.
O projeto possui um perfil no Twitter e a hashtag #projetoenchentes. Lá são postadas informações e dicas em tempo real, quando há emergências, como “Hemorio informa: estoque de sangue suficiente para atendimento por 15 dias na Região Serrana. Doe daqui a duas semanas” ou “Prefeitura de Teresópolis informou que precisa de sal! Divulguem para tentarmos doações!”.
* Publicado originalmente no Portal Aprendiz.