Neurocientistas estão tentando entender pessoas que eles classificaram como os maníacos do celular. De acordo com a revista Personal Computing, pesquisadores descobriram que usuários de smartphones estão desenvolvendo o que chamam de “hábitos de verificação” – olhar repetidas vezes o e-mail e outras aplicações como o Facebook e Twitter. As verificações, normalmente, duram menos de 30 segundos e são feitas com intervalo de 10 a 15 minutos.
Em média, os usuários pesquisados no estudo verificaram seus telefones 34 vezes por dia, não necessariamente porque realmente é necessária a verificação, mas por ter se tornado um hábito de compulsão.
O novo vício pode afetar a sociabilidade do sujeito, bem como sua concentração, pois ao acessar o celular, a pessoa se distrai do que estava fazendo antes de desviar sua atenção para o smartphone.
De acordo com o neurocientista da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA), Loren Frank, o cérebro tem a sensação de prazer quando recebe um e-mail,pois pode receber informações como uma nota de um colega elogiando seu trabalho ou um pedido de um jornalista para ajudar com uma matéria.
Uma vez que o cérebro se acostuma com esse feedback positivo, estender a mão para o telefone se torna uma ação automática e a pessoa nem pensa conscientemente.
Para ouvir o Capital Humano, clique aqui.
* Gilberto Dimenstein é colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, comentarista da rádio CBN, e fundador da Associação Cidade Escola Aprendiz.
** Publicado originalmente no Portal Aprendiz.