Social Good Lab 2015 abre inscrições para inovadores sociais de todo Brasil
Laboratório busca ideias empreendedoras com impacto positivo na sociedade. Inscrições vão até 12 de abril Graças às novas tecnologias e o potencial criativo de bilhões de pessoas no planeta, grupos cada vez menores estão sendo capazes de promover mudanças onde, antes, só seria possível via governo e grandes corporações.
Laboratório busca ideias empreendedoras com impacto positivo na sociedade. Inscrições vão até 12 de abril
Graças às novas tecnologias e o potencial criativo de bilhões de pessoas no planeta, grupos cada vez menores estão sendo capazes de promover mudanças onde, antes, só seria possível via governo e grandes corporações. Foi pensando neste cenário que o movimento Social Good Brasil desenvolveu o Social Good Lab, um laboratório catalisador de ideias com impacto social.
O programa, chancelado pela United Nations Foundation, já apoiou 68 inciativas desde o seu surgimento em 2013 e é destinado para todo e qualquer indivíduo ou grupo que quer fazer uso da tecnologias e novas mídias para impactar positivamente a sociedade. Inovadores do Brasil inteiro já podem se inscrever, encaminhando um vídeo simples para o site com as proposta e motivações que os guiam para melhorar o mundo. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 12 de abril.
Uma vez selecionado, o labber, como são chamados os participantes do programa, viverá quatro meses de intensa troca de experiências e aprendizados com pessoas que fazem acontecer. O Lab conta com a orientação de mentores e especialistas relevantes – entre eles, o consultor Reinhold Steinbeck, pesquisador da Universidade de Stanford -, bem como a colaboração de parceiros, desenvolvedores e designers que os ajudarão a amadurecer suas ideias na prática. Também será oferecido aos finalistas a oportunidade de concorrer a um fundo de investimento.
Entre a programação do laboratório, destacam-se os encontros de imersão que acontecem em 2 quatro finais de semana. “Queremos criar um ambiente inovador para que iniciativas sociais do Brasil todo possam sair do papel e gerar impacto real”, diz Bárbara Basso, coordenadora do Lab 2015. As metodologias utilizadas para viabilizar essa visão incluem Design Thinking, Start-up Enxuta e Business Model Canvas.
Além do formato “mão na massa”, que permite aos participantes testarem suas iniciativas, os labbers têm a chance de aproveitar ao máximo o ecossistema de empreendedorismo social. “Também conectamos esses inovadores sociais a uma rede de pessoas e organizações que já estão fazendo a diferença”, complementa Bárbara. “Reunimos diversos empreendedores que formam uma rede colaborativa e mantém o contato mesmo depois do término formal do laboratório. Os labbers integram uma comunidade de inovadores que ganha mais membros a cada ano”. O terreno é mesmo fértil: vários projetos das edições anteriores do Lab já são cases de sucesso, com premiações e participação em eventos internacionais.
Inovadores na cidade mais empreendedora do país
Este ano, os encontros presenciais do Social Good Lab serão em Florianópolis, cidade considerada a mais empreendedora do Brasil segundo o Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor. Vale ressaltar que o Lab incentiva a participação de inovadores de todo o país, portanto os selecionados que residirem a mais de 500km de distância dos encontros imersivos poderão se inscrever para receber ajuda financeira às passagens. Hospedagem e alimentação gratuitas serão oferecidas para todos os participantes.
Conheça os vencedores da edição do Social Good Brasil Lab 2014
Social Good Brasil Lab 2015
Inscrições: de 23 de Março a 12 de Abril
Sobre o Social Good Brasil
O Social Good Brasil é um programa que incentiva e promove o uso das tecnologias, novas mídias e do pensamento inovador para contribuir com a solução de problemas sociais. Criado em 2012, o SGB faz parte do movimento global +SocialGood – chancelado pela UN Foundation.
Informações:
Assista ao vídeo e conheça melhor o Social Good Brasil Lab
(#Envolverde)




