O movimento de conscientização SWU – Começa Com Você apresentou iniciativas que se destacam pela contribuição à causa da sustentabilidade, nesta terça-feira, 28 de junho.
Além da estrutura em que serão realizados o Festival SWU e o Fórum Global de Sustentabilidade, o movimento escolheu a cidade de Paulínia (SP) que se comprometeu a criar o primeiro Distrito Sustentável do país, uma experiência piloto para práticas de sustentabilidade e urbanismo.
O distrito contará com captação de energia solar; sistema de refrigeração com tecnologia baseada em água (para assim reduzir o uso do ar condicionado); sistema a vácuo para coleta de lixo nas áreas de lazer e cultura; ampliação de áreas verdes e criação de “trilhas” para bicicletas.
Somadas a essas ações estão processos de construção e operação de edifícios certificados nível platinum do Greenn Building Council, redução do consumo de água com uso de água cinza; uso extensivo de ciclovias e Rapid Bus Transit (BRT), conectado ao sistema de transporte já existente. De acordo com o plano, os primeiros investimentos já acontecem nos próximos 12 meses.
Ações pela sustentabilidade
Outra iniciativa abordada foi a Gincana Impacto Zero, que premiará uma universidade brasileira com R$ 500 mil para a implementação de um projeto de sustentabilidade. A partir de 2 de agosto, a competição voltada para o público universitário será exibida pelo canal Multishow.
Ao longo dos próximos meses, o SWU também realizará ações dentro de faculdades em eventos intinerantes com palestras, debates sobre sustentabilidade e exposições de fotografias.
O público infantil também é foco de ações. O livro paradidático “5Rs Por Um Mundo Melhor”, de autoria da publicitária Rony Fisher e da antropóloga Simone Vale será entregue a crianças que visitarem os parques Ibirapuera e Vila Lobos durante as férias de julho.
O movimento ainda realizará parcerias com ONGs como SOS Mata Atlântica e Waves of Water. Com a primeira, o SWU promoverá um sorteio que levará 60 pessoas para uma visita guiada ao viveiro da SOS em Itu (SP). Com a segunda, a SWU fará o reabastecimento de garrafas d’água, com o uso de um filtro que transforma a água imprópria em potável, para chamar atenção das pessoas para o problema da água.
Atrações
Para este ano estão previstas cerca de 70 apresentações nacionais e internacionais, que estarão sendo anunciadas até o início do festival. Os primeiros nomes confirmados para o evento são o instrumentista britânico Peter Gabriel, a banda de trash metal Megadeth, The Black Eyed Peas com a nova turnê “The Beginning”, o rapper Snoop Dogg e o cantor de reggae Damian Marley.
Já o Fórum Global de Sustentabilidade terá como um dos principais convidados o cantor e compositor canadense Neil Young, uma das principais vozes pacifistas da década de 60. Engajado, ele transformou seu Lincoln Continental 1959 em um carro que só utiliza energia alternativa, como biocombustível e bateria elétrica. O carro ganhou o nome de “LincVolt”.
Outros palestrantes presentes no fórum serão Jon Rose (fundador da Waves of Water); The Voice Project (Anna Gabriel); Virgílio Viana (diretor da Amazônia Sustentável); William McDonough e Michael Braugart (Cradle to Cradle); Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica).
Venda de ingressos
Os ingressos para o SWU estarão à venda a partir de 11 de julho, pela Ingresso Rápido (internet e call center) e em 67 pontos de venda em todo o país, além das Lojas FNAC de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Curitiba.
* Publicado originalmente no site EcoD.