Arquivo

Tecnologia em prol do meio ambiente

Lançado em 2015 para estimular crianças a desenvolverem projetos interessantes com o objetivo de mudar a realidade das comunidades onde vivem, o Desafio Criativos da Escola, do Instituto Alana, recebeu mais de 400 inscrições em sua primeira edição. Dentre os muitos projetos inspiradores, o dos alunos da EMEF Ernesto Gurgel Valente, de Aquiraz (CE), ficou entre os finalistas. Durante as aulas de ciências do 8º ano, era comum os alunos debaterem temas como sustentabilidade e destinação do lixo. Do lado de fora da sala de aula eles encaravam um cenário desestimulante: árvores cortadas e lixo espalhado no bosque próximo à escola. Diante das reflexões em sala de aula e o desejo de manter o ambiente preservado, surgiu o projeto “Reflorestamento e Tecnologias Móveis”. Após receberem a ajuda da prefeitura local para a retirada do lixo e do entulho do bosque, os alunos iniciaram uma verdadeira campanha de mobilização na comunidade escolar para revitalizar a área verde que os cercava e criar um mapa colaborativo online para identificar espécies nativas. Com a ajuda das professoras Karla Nascimento e Luciene Holanda Viana, os estudantes criaram um formulário de observação e com os tablets da escola saíram a campo para fazer seus registros. As plantas que necessitavam de água eram regadas e aquelas que estavam sendo atacadas por insetos receberam um remédio caseiro. O projeto vem recebendo cada vez mais adeptos e foi um dos finalistas da edição de 2015 do Desafio Criativos da Escola. Os estudantes vão agora monitorar e ajudar os alunos do 6º, que estão assumindo o projeto em 2016. Com isso, não apenas a área verde está crescendo e desabrochando, mas também o protagonismo e engajamento dos alunos. As inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas. Os interessados podem enviar tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento até o dia 15 de outubro de 2016, pelo site do Criativos da Escola (http://www.criativosdaescola.com.br).