Arquivo

Tendência de Israel para a direita deixa poucas esperanças de paz

israel-bandeiraDubai, Emirados Árabes Unidos, 5/12/2014 – As eleições israelenses, nas quais o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, busca “um mandato claro para conduzir Israel”, não mudarão nada para os palestinos e é pouco provável que Netanyahu consiga seu objetivo, devido à caótica mistura de partidos no Knesset (parlamento), afirmou o jornal The Gulf News, dos Emirados Árabes Unidos.

“Depois das eleições, Netanyahu parece que continuará à frente do maior partido do Knesset, mas, provavelmente, formará uma nova coalizão com um bloco religioso que representa os interesses dos judeus ultra-ortodoxos, após abandonar seus atuais aliados seculares”, acrescentou o jornal com sede em Dubai.

“Os partidos religiosos serão mais estáveis na busca de Netanyahu por um Estado mais judeu, pois sua principal razão para destituir Yair Lapid e Tzipi Livni do gabinete foi sua resistência a um projeto de lei que define Israel com um Estado judeu”, segundo o The Gulf News.

“A tendência constante para partidos cada vez mais direitistas em Israel significa pouquíssimas esperanças de uma possibilidade genuína de paz. Os supostos centristas poderão ser seculares, mas são tão nacionalistas quanto os religiosos. Mesmo com as novas eleições e uma nova coalizão, a perspectiva é que Israel construirá muito mais colônias para anexar a Cisjordânia”, ressaltou o jornal. Envolverde/IPS