
Embalagens longa vida já foram vilãs do meio ambiente. Hoje não são mais. A empresa Eco-Lógica do Distrito Federal comprova essa realidade. Ela é especializada na fabricação de telhas e placas feitas com os componentes dessas embalagens, cuja principal fornecedora no país é a Tetrapak. A tecnologia que separa seus componentes – papel, plástico (polietileno) e alumínio – foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)da Universidade de São Paulo (USP)e já está sendo aplicada em outros países. Ela permite à multinacional destinar corretamente seus resíduos. “Sempre gostei de reciclagem. Todos deviam se preocupar e contribuir para a reciclagem e reaproveitamento de tudo que for possível”, afirma Ivanildo Rezende, diretor da Eco-Lógica. A fábrica foi fundada há um ano e meio e está localizada em Vicente Pires, uma das regiões administrativas da capital federal.
No momento, o empreendimento ocupa área de 450 m² e conta com equipe de quatro funcionários. A história da fábrica começou no dia em que Ivanildo conheceu duas telhas Tetrapak e as colocou à venda. Na época, ele comprava e revendia sobras de desmanches de casas e demolições em geral. Ele sabia o quanto as telhas de cerâmica e amianto eram problemáticas, pois se danificavam facilmente, não eram reaproveitadas e iam parar em lixões e aterros. “Quando conheci as telhas Tetrapak, me apaixonei”, declara o empresário. O empresário viajou para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais atrás de equipamento que pudessem separar e reciclar as embalagens longa vida. “São necessárias 1,5 mil caixas Tetrapak para se fazer uma telha”, informa. “Elas são excelentes para substituir as telhas de amianto, condenadas e proibidas em vários países”, comenta. Ivanildo conta que inicialmente a Tetrapak não o autorizou a produzir as telhas. “Achei que era só montar a fábrica”, revela.
Depois de algum tempo e trâmites, foi aceito e a multinacional o treinou e disponibilizou consultor, que o orientou na montagem do empreendimento. Atualmente existem 30 fábricas como a Eco-Lógica em todo o país, que juntas produzem cerca de 100 mil telhas/mês. A Tetrapak fornece a matéria-prima a todas elas, que chega de São Paulo (SP) , custando R$ 250/tonelada. O equipamento chamado Hidrapulper separa o alumínio do polietileno. Nem sempre o frete dos caminhões, que transportam as embalagens longa vida até as fábricas, é cobrado, explica o empresário.