Como todos estão lembrados, o humorista Tiririca foi o deputado federal mais votado do Brasil nas últimas eleições. Tinha um slogan sugestivo: “Vote em Tiririca. Pior que tá não fica”.
Vinha acompanhado de uma pergunta instigante: “Você sabe o que faz um deputado federal. Eu também não sei. Vote em mim que eu conto depois”.
A curiosidade popular sobre o que faz um deputado federal deve ser grande: Tiririca teve mais de 1 milhão de votos, e ajudou seu partido, o PR, a eleger uma bancada expressiva em São Paulo.
Sete meses após a posse, o jornal o Globo decidiu entrevista-lo.
Afinal, Tiririca já teve tempo suficiente para descobrir o que faz um deputado federal.
Tiririca recebeu a reportagem muito feliz por terem se lembrado da sua única promessa de campanha.
E, numa única frase, resumiu a resposta para a dúvida dos seus eleitores:
“Um deputado federal é uma pessoa que trabalha muito e produz pouco”.
Detalhe: Tiririca de fato tem trabalhado muito. Não faltou a nenhuma reunião das Comissões das quais participa, entre elas a de Educação.
Já apresentou três projetos desde que tomou posse. Uma das propostas é a criação da Bolsa Alfabetização, no valor de 545 reais, para adultos maiores de 18 anos que estiverem matriculados na rede pública de ensino e que estejam em fase de alfabetização. O problema, segundo ele, é que tudo é muito demorado e a burocracia até o projeto ser aprovado é muito grande.
Outra coisa que atrapalha o rendimento de um deputado federal é o número de parlamentares:
“Produzimos pouco porque são 513 deputados comigo… Então, são muitas cabeças pensando diferente”, concluiu.
* Publicado originalmente no site da revista Carta Capital.