Última semana para instituições participarem do Circuito Tela Verde

telaverdeInteressados em exibir vídeos socioambientais podem se cadastrar até sexta-feira (28/02)

Instituições interessadas em participar da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, o Circuito Tela Verde, têm até sexta-feira (28/02) para se cadastrarem como espaços exibidores. Para participar, basta acessar o link e preencher o formulário. Cada espaço cadastrado receberá um kit com os vídeos socioambientais selecionados para esta edição, um guia de orientação para organização da mostra, cartazes com a sinopse dos filmes e com identificação dos espaços exibidores.

Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Nilo Diniz, a expectativa é aumentar o número de espaços e a quantidade de expectadores. “Com isso, vamos promover mais debates socioambientais no Brasil motivados pelos conteúdos dos vídeos”, enfatiza.

A edição passada contou com a participação de mais de 1,5 mil espaços exibidores espalhados em todo País. No entanto, mesmo que a instituição já tenha sido espaço exibidor em outras edições, é necessário que ela se cadastre novamente, preenchendo o formulário. O MMA divulgará, após o encerramento do prazo de inscrições, a lista dos espaços cadastrados.

Educomunicação

A 5ª Mostra está prevista para ser lançada na Semana do Meio Ambiente. O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual. A iniciativa atende à demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental. O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, no contexto da educomunicação.

Os vídeos trazem temas como separação do lixo, reciclagem, consumo sustentável, biodiversidade, conservação de parques nacionais. São feitos em formatos variados, desde curtas, vinhetas e até animações. São produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, digitais ou qualquer outro equipamento que capture imagem e som. As edições anteriores já exibiram mais de 190 filmes para quase 400 mil pessoas.

Mais detalhes aqui.

* Publicado originalmente no site Ministério do Meio Ambiente.